Como melhorar suas vendas com os 4Ps do Marketing-Parte 2

Coluna HANS TRAPP – Vendas e Estratégias de Marketing

Publicado no Jornal O Pardal edição nº 4

Na edição anterior do Pardal falamos sobre como o empreendedor pode se posicionar em relação ao seu Produto e à sua Praça. Levantamos algumas questões que fazem você comerciante, refletir um pouco sobre o Produto que oferece ao seu cliente e sobre o local em que você está presente para seus clientes. Recapitulando…
Produto: Lembre-se, defina bem qual o produto principal e o secundário da sua loja, não esqueça de definir também quem é o seu público alvo (os possíveis compradores). Agregue valor aos seus produtos (embalagem, cartãozinho de agradecimento por exemplo) e tenha um diferencial que faça o seu cliente escolher você ao invés da sua concorrência (que tal um delivery?).
Praça: Saiba muito bem onde você está localizado, se estiver num bom lugar, anuncie! Mostre-se! Se estiver em um lugar mais afastado, traga os clientes até você, use a criatividade!
Lembrou desses pontos? Então agora vamos falar de Preço e Promoção!
Preço: Antes de tudo saiba primeiro, qual o VALOR que seu público está disposto a gastar com seu produto. A quanto seus concorrentes vendem esse mesmo produto pode ser um termômetro para você. Não precisa ter o mesmo preço, vou dar um exemplo: Você vende garrafinhas de água no seu estabelecimento entre R$ 1,00 e R$ 2,00. Você pode aumentar o preço se quiser desde que aumente o VALOR PERCEBIDO pelo seu cliente. Quero dizer que se esta água for mais cara, você precisa dar MAIS VALOR a ela por exemplo, ela será entregue gelada, com opção de escolha do cliente com copo ou com canudo. A água deve ter marca reconhecida ou ao menos uma embalagem diferente e bonita. Desta forma, você vai atrair pessoas que buscam algo a mais do que somente a água. Buscam a experiência de beber uma água gelada, com canudo no caso desta pessoa ter “sensibilidade no dente”, ou servido no copo caso a pessoa não goste de beber direto da garrafa.
Pense que a ideia de aumentar o preço tem SEMPRE de estar junto com o aumento do valor percebido pelo cliente. Ou seja, DIFERENCIAL.
Promoção: Este não consiste somente em deixar o produto mais barato, mas PROMOVER o produto de alguma forma:
•Deixando o produto perto do caixa/balcão;
•Fazendo um cartaz como fazem os supermercados;
•Anunciando no facebook o produto e seus benefícios;
•Vale até inovar um pouco e usar por exemplo uma vitrine digital; é aquela tv na entrada da loja com seus produtos rodando como um vídeo, assim os clientes vêm de fora os produtos que você oferece e se motivam a entrar na loja para conhecer.
•Outra ideia é usar o “Influencer Marketing”, que consiste em ter uma parceria com alguém influente da cidade para que este POSTE nas redes sociais a compra do produto adquirido na sua loja ou EXIBA o seu produto enquanto o usa na rua, em casa ou qualquer outro lugar. Se a pessoa é uma influenciadora na cidade, na certa irá influenciar muitos outros a comprar de você também. Esta é uma tendência no Marketing Brasileiro e que veio pra ficar!
Espero que tenha gostado dessas dicas e pense bem sobre seus 4 Ps do Marketing, você terá maior clareza para saber como se posicionar perante seus clientes. Lembre-se, o Marketing se baseia em Entender para Atender!

Um abraço e até o mês que vem!

jornalopardal

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