Marketing Econômico 5 Formas de conquistar novos clientes!

Coluna HANS TRAPP – Vendas e Estratégias de Marketing

Publicado no Jornal O Pardal edição nº 2

Muitos dos empresários acreditam que fazer Marketing é algo muito complicado e acessível somente para grandes empresas que podem investir bastante em campanhas e presença online e offline, mas aí está o grande erro, muitas técnicas de Marketing são acessíveis à qualquer empreendedor, e pode custar bem menos (muito menos) do que você pensa, já que existem vários pontos que normalmente são ignorados pelos empreendedores e consequentemente acabam fazendo uma grande diferença na mente do seu consumidor.
Veja algumas dicas, e faça um comparativo se você está se comunicando bem com seu público:

Fachada – Em grandes ou pequenos negócios, a fachada do estabelecimento é a primeira coisa que os consumidores enxergam, seja a pé ou de carro inevitavelmente será algo que estará presente todos os dias para quem passa à sua frente, e obviamente ele precisa ter as cores adequadas ao seu ramo de negócios, o desenho precisa estar de acordo com a mensagem que você quer passar, e ainda transmitir confiança ao seu futuro cliente. Imagine que você está passando por um consultório médico, e a fachada tem a cor vermelho sangue, com certeza você se sentirá desconfortável em entrar para fazer uma consulta pois a cor vai te lembrar sangue, o que geralmente não é bem vindo, é? Pois bem, a psicologia das cores (ou o bom senso) é bem vindo nessa hora! Então, fique atento à sua fachada porque ela faz a diferença no seu negócio!

Conheça seus clientes – Sabendo exatamente quem é seu cliente, quais seus hábitos, quais suas preferências e de que maneira gostam das coisas, você consegue oferecer algo mais assertivo ao seu público. Imagine que você tem uma loja de roupas, e seu negócio está localizado em uma cidade onde a maioria das pessoas tem por volta de 45 à 65 anos de idade. De nada vai adiantar, trazer tênis juvenis e blusinhas descoladas para sua vitrine, eles não vão comprar, pois não usam este tipo de roupas, talvez seja mais vantajoso trazer aquilo que eles vestem, não acha

Diferencial – Seja único no seu ramo, apresente aos seus clientes (ou futuros clientes), o que você tem de diferente em relação ao seu concorrente, independente do que seja. Se é preço, deixe claro que você tem um produto com valor mais em conta que seu concorrente. Se é qualidade, deixe isso claro desde o começo pois o cliente que busca qualidade não se importa em pagar um pouco mais. O importante é que você não seja totalmente igual aos seus concorrentes

Cartão de Visitas – Toda vez que seu cliente te visitar, esteja atento ao cartão que você vai dar! Ele precisa ser bonito, chamativo, sem muita informação, mas também não tão pouca a ponto do cliente não conseguir te contatar. Lembre-se de que, se seu cartão é feio e sem um visual atrativo, seu cliente pode chegar em casa e jogar fora. Se ele for bonito e diferente vai guardá-lo e em alguns dias poderá encontrá-lo e lembrar-se de você novamente, com maiores chances de voltar. Pesquise na internet, peça orientação à gráfica da sua cidade, inove não somente no seu negócio, mas também nos detalhes do cartão, na fachada, nos serviços, no atendimento.

Presença Online – Já ouviu a famosa frase: “Quem não é visto não é lembrado”? Estamos nitidamente vivendo na era digital meu caro empreendedor, neste exato momento você está lendo este artigo e o celular já deve ter tocado no mínimo 3 vezes com alerta do Facebook, do Whatsapp, Instagram ou e-mail, se é que você já não está com alerta de todos eles ao mesmo tempo. Por isso, é importante que você esteja presente nas redes sociais, anunciando seu produto ou serviços no Facebook, Instagram ou no Whatsapp. Tire fotos, faça comentários, anuncie uma promoção de preços, de produtos novos, esteja presente com uma fan page do seu negócio. Isso não é uma dica de Marketing, isso é o mínimo que você deve ter. Pense nisso!

Aqui foram algumas dicas de como você pode fazer Marketing de maneira econômica, e que se forem corretamente aplicadas irão trazer novos clientes com certeza.

jornalopardal

Jornal O Pardal, distribuído gratuitamente nas cidades de Juquitiba e São Lourenço da Serra, formato Germânico impresso à 4 cores. Com uma diagramação moderna e comunicativa as matérias são sempre de agrado do público. Leia você, também, o Jornal O Pardal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *