Início Araraquara 14ª edição da Mostra Wallace Leal tem foco no cinema independente da...

14ª edição da Mostra Wallace Leal tem foco no cinema independente da região

Programação gratuita será realizada de 11 a 14 de dezembro

Entre os dias 11 e 14 de dezembro será realizada a 14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, importante evento dedicado ao cinema independente na região. Com programação gratuita, a Mostra reúne sessões de curtas e longas-metragens, mesas de debate e atividades formativas, com ações no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Cine Center Lupo e também no formato online.
A Mostra é realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e com produção assinada por Camila Franco e Felipe Locca, da Filmes Caipira, em parceria com a Casa do Saci e a Bonini Filmes, e apoio de importantes instituições culturais, educacionais e do setor produtivo, como BRN Construtora, Hotel Municipal, Cine Center Lupo, Unesp, Comitê de Ação Cultural da FCLAr (CAC) e do ICine.
A curadoria da Mostra é coordenada por Paulo Delfini e Jaqueline Franco, sendo que também participaram das seleções: Guilherme Bonini, Liz Murassaki, Vivian Bortolozzo e Jacqueline Durans. A curadoria apresenta a temática “Interiorismo”, propondo a condução da produção do interior para o centro, dando visibilidade à maneira caipira de fazer, de realizar e de contar histórias. Buscou-se por filmes que tenham diálogo com as temáticas descentralizadoras e decoloniais, ampliando o espaço para estas obras e fortalecendo assim o interiorismo na programação.
Todas as obras selecionadas são inéditas e produzidas há menos de dois anos. Os critérios de análise levaram em consideração: concepção artística, pertinência cinematográfica / relevância no contexto das produções nacionais de curta-metragem, roteiro e direção.
As obras, agora, concorrem a dois troféus: Melhor curta-metragem escolhido por votação popular e Melhor curta-metragem escolhido pela Comissão de Seleção da Mostra.

Abertura e programação – A abertura oficial será na quinta-feira (11), às 17h, no Palacete das Rosas e, logo em seguida, às 18h, o público poderá acompanhar a primeira mesa de debate. Vale destacar que antes da abertura, na quarta-feira (10), às 10h, será realizado uma mesa de debates online intitulada “Movimento e memória presentes no restauro de filmes pelo futuro do cinema nacional” (no link https://meet.google.com/bfd-tudv-esj ).
O Cine Center Lupo recebe a programação da sexta-feira (12) com duas sessões: às 18h acontece a sessão de curtas-metragens selecionados com os filmes “Era tudo o que eu esperava ao longo da semana”, “Pai, volta logo!”, “Vermelho de bolinhas” e “Acho que vivo uma constante saudade”. Às 19h30 é a vez da sessão de longa-metragem convidados, “No caminho encontrei o vento”, ampliando o diálogo com produções de maior duração.
O sábado (13) terá programação ao longo do dia. No começo da tarde, às 13h, o Palacete das Rosas recebe a mesa de debate “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”, dedicada à presença e ao protagonismo feminino no audiovisual.
Depois, às 15h, o Cine Center Lupo exibe a segunda sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”. Na sequência, às 16h30, acontece mais uma sessão de longa-metragem convidado, “O som alcança o sol”. O sábado se encerra com a mesa de debate das 19h, no Palacete das Rosas, com o tema “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”.
O domingo (14), começa às 13h, no Palacete das Rosas, com a mesa de debate “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”, que propõe reflexões sobre linguagem, identidade e território no audiovisual. Às 15h, o Cine Center Lupo recebe a última sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”. Às 16h30 também ocorre a última sessão de longa-metragem convidado, “Até onde a vista alcança”, e o evento se encerra oficialmente às 19h, no Palacete das Rosas.
Ao reunir exibições, debates e reflexões sobre produção, linguagem e preservação cinematográfica, a Mostra Wallace Leal reafirma seu papel como espaço de difusão do cinema independente, formação de público e fortalecimento do audiovisual no interior paulista, consolidando Araraquara como um polo ativo da cultura cinematográfica.
A programação é gratuita: para os eventos no Palacete das Rosas não é necessário ingresso; já para as sessões no Cine Center Lupo, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes do início até completar o número de cadeiras da sala.

SERVIÇO:
14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues
Período: 11 a 14 de dezembro
Locais:

  • Cine Center Lupo (Rua Gonçalves Dias, 543 – Centro)
  • Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
  • Online

• Programação:

  • Quarta-feira (10 de dezembro)
    10h: Programação online – mesa de debate “Movimento e memória presentes no restauro de filmes pelo futuro do cinema nacional”
    Link: https://meet.google.com/bfd-tudv-esj
  • Quinta-feira (11 de dezembro)
    17h – Abertura oficial
    18h – Mesa de debate
    Local: Palacete das Rosas
  • Sexta-feira (12 de dezembro)
    Sessões de Cinema
    Local: Cine Center Lupo
    18h – Curtas-metragens selecionados: “Era tudo o que eu esperava ao longo da semana”, “Pai, volta logo!”, “Vermelho de bolinhas” e “Acho que vivo uma constante saudade”
    19h30 – Longa-metragem convidado “No caminho encontrei o vento”
  • Sábado (13 de dezembro)
    Mesas de debate
    Local: Palacete das Rosas
    13h – “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”
    19h – “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”

Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo
15h – Curtas-metragens selecionados:
“Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”
16h30 – Longa-metragem convidado “O som alcança o sol”

  • Domingo (14 de dezembro)
    Mesas de debate
    Local: Palacete das Rosas
    13h – “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”

Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo
15h – Curtas-metragens selecionados: “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”
16h30 – Longa-metragem convidado: “Até onde a vista alcança”

19h – Encerramento
Local: Palacete das Rosas

Programação gratuita

Sair da versão mobile