De 23 a 28 de janeiro, Araraquara conta com as atividades da 1ª Semana Municipal da Proteção Animal, evento realizado em uma parceria da Câmara e Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, junto à Frente Parlamentar Ambiental Animal.
A primeira atividade foi realizada na segunda-feira (23), na Câmara Municipal de Araraquara, onde foi realizada uma audiência pública que tratou de políticas públicas e protocolos do bem-estar animal, apresentando a Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, além de um debate com a população.
Na terça-feira (24), também na Câmara, às 15 horas, haverá a apresentação de grupos de proteção animal de Araraquara durante a 94ª sessão ordinária: é a Tribuna Popular com os grupos Patas de Rua e Associação Abraça Vidas.
A palestra “A história do Veganismo – como surgiu a Filosofia Animalista” é a atividade da quarta-feira (25), ministrada pela Dra. Maria Letícia Benassi Filpi, advogada animalista. A ação, em parceria com a OAB, será realizada às 19 horas, na Casa da Advocacia e da Cidadania, e a entrada é um quilo de ração para animais.
A audiência pública – “Fauna local e acolhimento de animais silvestres” será realizada na sexta-feira (27), com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e irá abordar políticas públicas a fauna local. O evento acontece na Câmara Municipal de Araraquara, às 14 horas.
Por fim, no sábado (28), no Parque Infantil, será realizada a Gira Pets e Veg – uma feira vegana da Proteção Animal, realizada em parceria com o Coletivo GiraFeira e com a presença de diversas entidades de proteção animal (Abraça Vidas Araraquara, Projeto Patas de Rua Araraquara, Gipama e Casa dos Gatos). A feira será realizada das 9h às 17 horas e terá uma campanha de adoção de animais, realizada pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal Araraquara.
Toda a programação visa construir políticas públicas efetivas para os animais de Araraquara. A programação é gratuita.