1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara começa nesta segunda-feira (2)

Evento gratuito começa nesta segunda-feira (02) e celebra a Cultura Afro-Brasileira com rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais

Mais lido

A 1ª Semana Municipal do Maracatu de Araraquara, evento inédito que se propõe a celebrar e promover a rica tradição do Maracatu de Baque Virado, será realizada de 02 a 08 de setembro. A programação gratuita é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas em colaboração com Mestre Galo Preto e tem o apoio do Sesc Araraquara.

A cidade vivenciará uma série de atividades educativas e culturais dedicadas à cultura afro-brasileira, com uma programação composta por rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. As atividades acontecerão em diversos espaços públicos e privados, promovendo a imersão na tradição pernambucana com raízes africanas e indígenas.

A diretora executiva da Fundart, Carolina Guimarães, destaca que o Maracatu é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial e é uma expressão popular que cumpre função essencial para a formação da identidade afro-brasileira. “A 1ª Semana Municipal do Maracatu vem como uma iniciativa que demarca a disseminação e o fortalecimento das tradições culturais, com uma programação que contempla as peculiaridades, amplia a visibilidade e fortalece a valorização das referências históricas brasileiras”, observa.

Jorge Rufino, coordenador do evento e do Maracatu Sementes Crioulas conta que o evento visa fortalecer a identidade cultural do Maracatu de Baque Virado, uma manifestação que vem ganhando destaque na cidade desde 2013. “A 1ª Semana Municipal do Maracatu é resultado do trabalho contínuo do Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas, que conseguiu transformar a ideia em realidade por meio da Lei Municipal nº 10.833, aprovada pela Câmara Municipal de Araraquara em 14 de junho de 2023”, explica.

O Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas é uma organização dedicada à promoção e preservação do Maracatu de Baque Virado em Araraquara, contribuindo para a valorização da cultura afro-brasileira através de eventos, oficinas e apresentações culturais.

“Nossa expectativa é que este Encontro Baque Angola, na 1ª Semana Municipal do Maracatu, continue a ser um pilar para a preservação e crescimento das tradições culturais, impactando positivamente as novas gerações”, aponta Jorge.

Destaques – A programação se estende por toda a semana e tem como destaque as pessoas que promovem diariamente a cultura popular na cidade do Recife, em Pernambuco, colocando em evidência a Nação Leão da Campina que traz para a 1ª Semana do Maracatu, 6 integrantes, entre eles a Rainha Nadja e o Mestre de Batuque Hugo Leonardo.

São diversas oficinas destinadas a estudantes das escolas: E.E. Prof.ª Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro, E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior, E.E. João Batista de Oliveira, Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, além de oficinas abertas ao público que serão realizadas no Parque Pinheirinho (07).

Também é destaque na programação o “Show de Mestre Galo Preto”, patrimônio vivo do estado de Pernambuco, no dia 05, no Sesc Araraquara. “Este nosso convidado possui 90 anos de idade, dos quais 78 ele atua como coquista, sua profissão até hoje”, observa o coordenador.

Rodas de conversa na Casa SP Afro Brasil (03), Açaizeiro (04), Praça das Bandeiras (06) complementam a programação. Ainda, para quem procura agitação, o sábado (07) conta com o evento de lançamento do disco autoral do Maracatu Sementes Crioulas e o show do grupo pernambucano Coco de Besouro Mangangá. A programação completa pode ser conferida no site: www.semanadomaracatu.com.br.

Mais informações: www.semanadomaracatu.com.br e no Instagram: @maracatusementescrioulas .

Programação da 1ª Semana do Maracatu

·         Segunda-feira (02 de setembro)

19h – Live: “A Coroação das Rainhas de Maracatu”, com Mametu Nadja de Kaiangu

Local: evento virtual por meio do Instagram @SemanaDoMaracatu

·         Terça-feira (03 de setembro)

8h30 – Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros

Local: E.E. Prof.ª Miryan Leopoldina Caramurú de Castro Monteiro (Av. Leticia Maria Uchoa, 31 – Jd. São Rafael II)

13h30 – Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros

Local: E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Júnior (Av. Roberto José Fiore – Jd. Esplanada)

19h – Roda de Conversa: “O Sagrado dentro da Cultura do Maracatu Nação”, com Mametu Nadja, Mestre Hugo, Patrícia Valverde, Makota Carol, Pai Isaias e Pai Paulinho D´Ogum

Local: Casa SP Afro Brasil (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195)

·         Quarta-feira (04 de setembro)

8h30 – Oficina de Maracatu para estudantes, com Mestre Hugo, Vitinho, Nataly e batuqueiros

Local: E.E. João Batista de Oliveira (Av. Prof. Sebastian de Almeida Machado, 382)

13h30 – Oficina de Dança de Maracatu para Estudantes, com Dama do Paço Patrícia Valverde e batuqueiros

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (Av. Vicente Jerônimo Freire, 22)

19h – Roda de Conversa: “A Calunga e os Elementos da Corte no Maracatu Nação”, com Mametu Nadja, Mestre Hugo e Patrícia Valverde

Local: Açaizeiro (Rua Gonçalves Dias, 1165)

·         Quinta-feira (05 de setembro)

18h30 – Apresentação de Maracatu – Mestre Hugo e estudantes das escolas visitadas

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

20h – Show: 90 Anos de Mestre Galo Preto (Paulista-PE) – Reunião com Coco de Besouro Mangangá

Local: Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha)

·         Sexta-feira (06 de setembro)

19h – Roda de Conversa: “Produção da websérie ‘Território’ e o trabalho com Cultura Popular dentro das periferias”, com Mametu Nadja, Jorge Rufino, Kelly Minakibalony e Rainha Cristina

Local: Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho” (cruzamento da Rua Voluntários da Pátria com a Av. Bandeirantes – Centro)

·         Sábado (07 de setembro)

9h às 17h – Oficina: Toque e Dança no Agbê, com Nataly Roberta

Local: Parque Ecológico Pinheirinho (Av. Francisco Vaz Filho, s/nº – Jardim Pinheiros/Vila Xavier)

9h às 17h – Oficina: Linguagem do Batuque no Baque Angola, com Mestre Hugo Leonardo

Local: Parque Ecológico Pinheirinho (Av. Francisco Vaz Filho, s/nº – Jardim Pinheiros/Vila Xavier)

19h – Lançamento: Disco Autoral Maracatu Sementes Crioulas, com Grupo Cultural Maracatu Sementes Crioulas

Local: Buteco da Pista (Rua Carlos Gomes, 3082)

20h – Show: Coco de Besouro Mangangá, com Coco de Besouro Mangangá (Ibura – Recife-PE)

Local: Buteco da Pista (Rua Carlos Gomes, 3082)

·         Domingo (08 de setembro)

10h – Encerramento: Cortejo de Maracatu pelo Boulevard dos Oitis, com todos os batuqueiros, mestres, dama do paço, rainhas e população presentes

Local: Praça da Independência (Rua Voluntários da Pátria, entre Avs. 15 de Novembro e Dom Pedro II – Centro) sentido Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)

Programação gratuita

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias