Início Araraquara 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” tem início nesta quinta (17)

2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” tem início nesta quinta (17)

Com atividades até domingo (20), encontro integra a programação que celebra o aniversário de 206 anos de Araraquara

Nesta quinta-feira (17), às 19h, no Sesc Araraquara (Rua Castro Alves, 1315, Quitandinha), será realizada a Atividade Pré-Encontro do 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma”, que 

integra a programação do aniversário de 206 anos de Araraquara. O evento, que conta com o tema “Ubuntu: pertencimento, manifestações culturais e produção de saúde”, terá entrada gratuita para o público.
Com a participação de Adriana Aragão, Carla Silva e Mafalda Pequenino, o encontro desta quinta será composto por um bate-papo pautado por saberes e ensinagens referendados no legado cultural afro-brasileiro que tece reflexões e experimentações sobre manifestações culturais enquanto espaços produtores de saúde.

Adriana Aragão é percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, foi uma das fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduação em ciência da religião pela PUC-SP.

Carla Silva é terapeuta ocupacional, doutora em educação do programa de pós-graduação em terapia ocupacional e coordenadora de Cultura da Pró-Reitoria da Extensão da UFSCar.

Mafalda Pequenino é atriz, apresentadora, diretora, produtora, arte-educadora, escritora, dançarina, pernalta e dirigente cultural brasileira, uma das dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min.

Em parceria com o Sesc, o evento é realizado pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular (Coordenadoria Executiva de Políticas Étnico-Raciais e Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”), Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara e Religiosos de Matrizes Africanas de Araraquara.

O encontro

O 2º Encontro de Tambores “Ecos de Ngoma” 

acontece de 17 a 20 de agosto. O encontro em Araraquara visa a valorização das culturas negras, das religiões de matriz africana e ameríndia, e de todas as comunidades que, de alguma forma, celebram sua existência, sua identidade e sua ancestralidade através dos tambores.

Vale salientar que ngoma é a palavra que denomina o tambor entre os povos bantos da África Central. Ela expressa não apenas o instrumento em si, mas também a dança e o canto que é colocado em ação por meio dele e, por extensão, toda a comunidade que se reúne ao seu redor para uma celebração ritual prazerosa.

A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (18), às 20h, também no Sesc. No sábado (19), às 10h, será realizada a Oficina Ubuntu enquanto Saúde no Palacete das Rosas. No mesmo dia, às 14h, no mesmo local, será apresentada a Oficina Toque de Cânticos Afro, com o Pai Bira de Ogum, do Rio de Janeiro. No domingo (20), a programação conta com um cortejo, com concentração às 8h na Praça do Japão e saída às 9h. Também no domingo, das 9h às 17h, será realizada a Feira Ngoma com Encontro de Tambores no Parque Infantil. Confira abaixo os detalhes da programação.

PROGRAMAÇÃO 2º ENCONTRO DE TAMBORES “ECOS DE NGOMA”

Quinta-feira, 17 de agosto

19h – Atividade pré-Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: Ubuntu: pertencimento, manifestações culturais e produção de saúde – Bate-Papo pautado por saberes e ensinagens referendados no legado cultural afro-brasileiro que tece reflexões e experimentações sobre manifestações culturais enquanto espaços produtores de saúde.
Adriana Aragão – Percussionista, vocalista, compositora, arranjadora e pesquisadora da cultura do Candomblé há 30 anos. Em 2004, foi uma das fundadoras do Bloco Afro Ilú Obá De Min. Graduada em Musicoterapia pela Faculdade Paulista de Artes e pós-graduação em Ciência da Religião pela PUC-SP;
Carla Silva – Terapeuta Ocupacional, Doutora em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e coordenadora da Coordenadoria de Cultura da Pró Reitoria da Extensão da UFSCar;
Mafalda Pequenino – Atriz, apresentadora, diretora, produtora, arte-educadora, escritora, dançarina, pernalta e dirigente cultural brasileira, sendo uma das dirigentes e organizadoras do Bloco Afro Ilu Obá de Min.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sexta-feira, 18 de agosto

20h – Abertura do II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Local: Sesc Araraquara – Área de Convivência
Endereço: Rua Castro Alves, 1315 – Quitandinha
Atividades: show com Firma o Ponto, Samba de Terreiro  
Formado em 2017 com o objetivo de estruturar um repertório baseado em sambas de terreiro e pontos musicados brasileiros de matriz africana, o Firma o Ponto saúda grandes compositores e intérpretes que tiveram que enfrentar repressões, intolerâncias e censuras para escrever, cantar e tocar essas obras.
Parceria: Sesc Araraquara
Entrada: gratuita

Sábado, 19 de agosto

10h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Ubuntu enquanto Saúde
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro
Atividade: Espaço que enfatiza a sabedoria ancestral presente na gestualidade, no ritmo e na musicalidade de manifestações culturais africanas e afro-brasileiras, dialogando sobre pertença, cuidado e coletividade. Com Mafalda Pequenino e Adriana Aragão do Grupo Ilú.
Parceria: Sesc Araraquara
Inscrições: no local com 30 minutos de antecedência / gratuita

14h – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma: Oficina Toque de Cânticos Afro com Pai Bira de Ogum (RJ)
Local: Palacete das Rosas
Endereço: Rua São Bento, 794 – Centro

Domingo, 20 de agosto

8h30 – Cortejo – II Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
Saída do cortejo às 9h
Entrada: gratuita
Local da concentração: Praça do Japão
Endereço: Avenida Doutor Gastão Vidigal, 70 – Jardim Primavera
Percurso: cortejo segue até o Parque Infantil pela Av. Bento de Abreu.
Programação no Parque Infantil:
10h05 – Xirê
10h45- Gira
11h25 – Apresentação de Dança EMD – Iracema Nogueira
11h45 – Maracatu
12h15 – Grande roda de capoeira
12h45 – Grande Samba de Roda aberta à participação de todos

Redação

Sair da versão mobile