Início Araraquara A competição reuniu 632 atletas de quatro estados: São Paulo, Rio de...

A competição reuniu 632 atletas de quatro estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais

Atividade homenageia o Dia Internacional do Sapateado; Érica Oliveira e Derick Jacinto são convidados da programação “Tap Dance”

Os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) nesta quinta-feira, 26 de maio, participarão de uma oficina de Sapateado, com a profissional convidada Érica Oliveira, de Ibaté, que é atuante em aulas em toda a região. A atividade, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, homenageia o Dia Internacional do Sapateado, comemorado esta semana no dia 25.

A atividade de “Tap Dance” contará com a participação dos alunos do período da manhã e da tarde, além dos professores que estarão envolvidos com uma formação realizada por Érica, que desenvolve uma metodologia de ensino de Sapateado interessante e eficiente e é premiada em diversos festivais.

Georgia Palomino, coordenadora artística da EMD, lembra que é importante trazer a data do Dia Internacional do Sapateado para ser trabalhada e discutida na escola, indo muito além de ser apenas uma comemoração, mas sim: uma oportunidade de ampliar reflexões, estudos e pesquisas na escola.

“Este ano usamos o Dia do Sapateado para falar onde e como surgiu essa data, abrindo o diálogo e a reflexão sobre as danças afrodiaspóricas e a importância delas, de reconhecê-las; trazer questões sobre o racismo e o corpo negro na dança, tema extremamente urgente e importante. É uma forma de afirmarmos a pertinência da dança enquanto área de conhecimento, que contribui diretamente no constructo de saberes para os estudantes da escola.”

A coordenadora acredita que as oficinas desta quinta marcam o empenho da EMD em manter ativo os intercâmbios com artistas e escolas, assim como a formação dos alunos e a formação contínua com os professores para que estejam atualizados em relação ao ensino-aprendizagem, aos processos pedagógicos e artísticos. “ E também é importante a valorização dos artistas locais, que trabalham e lutam no interior”, apontou.

Oficinas – “O Tap Dance é uma modalidade que exige muita coordenação e concentração, por isso busco nas aulas possibilitar um momento prazeroso de desenvolvimento, mesmo com essa complexidade. Utilizo a ludicidade e materiais pedagógicos que me ajudam a alcançar os objetivos técnicos, e as crianças aprendem brincando e ganham uma aula mais rica e prazerosa”, contou a sapateadora Érica Oliveira.

“Pretendo comemorar essa data tão especial para nós sapateadores, levando um pouco dessa aula divertida e significativa para os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. Além disso, trabalharemos com um repertório de Bojangles e Shirley Temple do filme ‘Just around the corner’, de 1938. Bojangles estará feliz em ver tantos corações batendo na ponta dos pés!”, complementou Érica.

Vale destacar que Érica possui as seguintes premiações: Melhor Trabalho Juvenil no Passo de Arte Internacional (2014), Melhor Grupo no Passo de Arte São Paulo II e Melhor Trabalho Pré no Passo de Arte Internacional (2015), 1° Lugar Sapateado Solo Feminino Adulto no Prêmio Desterro (2016), e 1° Lugar no Passo de Arte São Paulo II (2016 e 2018). Em 2021, Érica ministrou aulas no formato on-line para alunos de diferentes Estados do Brasil, como São Paulo-SP, Salvador-BA e Natal-RN.

Ainda nesta quinta, os alunos participarão das atividades ministradas por Derick Jacinto, de São Paulo, na programação da Semana do Sapateado realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, também destinada ao público geral já inscrito previamente, com toda a programação gratuita.

Redação

Sair da versão mobile