Início Araraquara A Covid-19 fez morada em Araraquara

A Covid-19 fez morada em Araraquara

José Augusto Chrispim

Araraquara registra seu pior momento desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março de 2020. A última semana do mês de janeiro registrou 11 mortes em decorrência de complicações relacionadas à Covid-19. Somente neste último final semana, cinco pessoas, na maioria jovens, perderam as vidas para o vírus.

Durante a semana, 6 pessoas já haviam morrido e o final de semana foi o mais letal desde o início da pandemia, registrando a morte de 5 pessoas.

Mesmo com as redtrições mais duras impostas pela fase laranja do Plano São Paulo, infelizmente os números da doença não param de crescer. Um grande número de pessoas não respeita as regras de distanciamento social e coloca em risco as vidas de terceiros, além delas próprias.

Até o final do ano passado, Araraquara era vista como exemplo de gerenciamento da pandemia no estado de São Paulo, mas com as festas de final de ano, os casos da doença começaram a crescer vertiginosamente e as mortes aumentaram. Hoje, existem 107 pacientes internados em hospitais de Araraquara com sintomas do coronavírus. Mesmo com uma boa estrutura montada pela Prefeitura para combater a doença, todos os hospitais da cidade estão muito próximos de sua capacidade tanto nas enfermarias quanto nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Morte precoce

Entre as vítimas fatais da doença somente nesse final de semana estavam três jovens com idades entre 26 e 31 anos. No caso da moça, de 26 anos, que morreu na UPA da Vila Xavier no domingo (31), cogitou-se que a falta de vaga na UTI poderia ter agravado a situação da paciente, mas a Prefeitura rebateu a informação alegando que não houve falta de vaga e que a paciente seria internada no Hospital Estadual de Américo Brasiliense, porém, teria sofrido duas paradas cardíacas e não resistiu.

Balanço de janeiro

De acordo com a Secretaria de Saúde de Araraquara, até o dia primeiro de janeiro deste ano, a cidade tinha registrado 92 óbitos causados pela covid-19 e 8.371 casos desde o início da pandemia em março do ano passado. Um mês depois já são 119 mortes e 10.356 casos. Só em janeiro foram 985 pessoas contaminadas e mais 17 mortes.

Balanço diário

Hoje, 107 pacientes estão internados. Destes, 74 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 66 confirmados. E 33 pacientes confirmados em UTI. Do total de 107 internados, 79 são moradores de Araraquara e 28 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 75,5% de leitos de enfermaria e 59% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 18 pacientes internados com Covid-19 o Hospital de Campanha tem 32 pacientes.

Foto: O Imparcial

Redação

Sair da versão mobile