sábado, 15, junho, 2024

A Democracia em risco: o papel da Social Democracia

Artigo

Mais lido

Edna Martins (*)

O PSDB de Araraquara tem se organizado cada vez mais na cidade, um dos aspectos centrais dessa organização é a capacitação dos militantes e pré-candidatos. Uma capacitação que incida não só sobre regras eleitorais, mas sobre a compreensão da conjuntura política vivida no país. Compreender a nossa realidade é o pré-requisito para construirmos lideranças políticas e também para elaborarmos bons projetos.

Pensando assim, neste sábado organizamos uma reflexão sobre um tema fundamental: a Democracia.

Há um debate mundial sobre o modelo de sociedade que queremos e a preservação da democracia está no centro dessas discussões. No Brasil a tentativa de um golpe em 08 de janeiro nos deixou atônitos. Afinal, alguém acredita que um regime totalitário de alguma maneira é melhor que a democracia?

Esse debate parecia superado na medida em que ainda são tão presentes em nossas vidas as lembranças de uma ditadura que ceifou vidas e a liberdade de expressão. São vivas ainda as histórias das mulheres que foram estupradas, violadas por terem opinião.

Esse cenário de guerra foi superado por uma luta por garantias de direitos para todos, pela liberdade individual, pela democracia que estão expressos em nossa Constituição.

A Constituição é o nosso marco civilizatório e a base de nossas relações sociais. E é nela que encontramos o papel a ser desempenhado por nossas instituições, com a divisão de poderes, além disso é assegurado o voto direto, secreto e universal.

O movimento autoritário atual utiliza as redes sociais e avanços tecnológicos para manipular opiniões por meio de fake news, desacreditando nossas instituições, demonizando a política e se utilizando da construção social do inimigo.

Já vimos esse filme antes, não o queremos mais.

(*) Edna Martins é Socióloga, Doutora em Linguística pela UNESP, Presidente do PSDB de Araraquara e Presidente Estadual do PSDB/Mulher-SP

Redação

Mais Artigos

Últimas Notícias