Início Araraquara Abertura da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres reforça compromisso com...

Abertura da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres reforça compromisso com a igualdade de gênero

Evento realizado no sábado (5) reuniu lideranças e autoridades para discutir avanços e desafios das políticas públicas voltadas às mulheres

Araraquara sediou, na manhã do último sábado (5), no auditório da ETEC Prof. Anna de Oliveira Ferraz, a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas!”, o encontro reuniu lideranças políticas, sociais e comunitárias para debater a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, com foco na igualdade de direitos e oportunidades.

A abertura oficial contou com apresentação do grupo da Melhor Idade da Fundesport, iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres, Carolina Doin, conduziu a cerimônia, destacando a importância da conferência como espaço de escuta e construção coletiva. “Esta conferência é um marco para a nossa cidade. É um momento para refletirmos sobre as conquistas já alcançadas e, mais ainda, sobre os desafios que ainda enfrentamos para garantir a equidade e o respeito aos direitos das mulheres”, afirmou.

A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Lapena, que ressaltou o compromisso da gestão com a pauta de gênero. “Araraquara tem se dedicado cada vez mais a políticas que garantam a segurança e o bem-estar das mulheres. O diálogo e o compromisso de todos são fundamentais para construirmos uma cidade mais justa e igualitária”, declarou. A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, também destacou o papel da administração municipal: “Estamos trabalhando para criar um ambiente mais inclusivo e justo para todas as mulheres, em todas as áreas: educação, saúde, trabalho e segurança”.

Também marcaram presença a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo; a representante da Câmara Municipal, Geane Trevisóli; e a deputada estadual Márcia Lia. Compuseram ainda o evento a vereadora Fabi Virgílio, da Frente Paulistana em Defesa dos Direitos das Mulheres e Meninas; a promotora legal popular Rita Ferreira; a chefe da Divisão de Suporte às Políticas para Mulheres, Laís Conti; a professora e palestrante Camilia Capacle; a secretária de Comunicação, Paula Cardoso; a corregedora da GCM, Márcia Bueno; e o vereador Marcelinho — representando a ampla rede de apoio à pauta das mulheres em Araraquara.

A programação da conferência segue com mesas temáticas, rodas de conversa e debates sobre assuntos como o enfrentamento à violência contra a mulher, saúde, direitos sexuais e reprodutivos, empoderamento e autonomia econômica. A Feira Criativa e Solidária, que valoriza o trabalho de mulheres empreendedoras do município, também integra o evento. A conferência representa mais um passo no compromisso de Araraquara com políticas públicas inclusivas, que garantam dignidade, voz e protagonismo às mulheres da cidade.

Sair da versão mobile