Início Araraquara Acia, 89 anos de trabalho e representatividade ao empresariado de Araraquara

Acia, 89 anos de trabalho e representatividade ao empresariado de Araraquara

Presidida pelo empresário José Janone Junior, a ACIA se aproxima de nove décadas de existência, honrando sua vocação de fortalecer e fomentar a economia local

Eleito em 15 de abril de 2016 para a presidência da Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA), o jovem empresário tinha plena consciência dos desafios que representavam assumir os destinos de uma das mais tradicionais e bem estruturadas entidades empresariais do Estado. E ele assumiu e inovou.
Logo em seu primeiro ano, José Janone Junior já mostrou a que veio, intensificando as atividades voltadas aos associados tais como palestras, workshops, cursos, eventos de networking dentre outras ações e eventos aos empresários. Abriram-se as portas para as novas estratégias e tecnologias que passaram a reger o mundo empresarial em todo o mundo.
Janone também inaugurou uma nova era na entidade, criando o prêmio PID (Pioneirismo, Inovação e Destaque) que homenageia empresas e personalidades que contribuem para o destaque positivo da cidade frente o país e mundo. O Prêmio PID é, tido como um dos mais justos e representativos eventos de reconhecimento voltado aos empresários. “
Foram anos de intensa programação de realizações que culminaram na reeleição unânime de
Janone e de sua diretoria inicial. O destino colocou em março de 2020 o maior desafio de todos para a ACIA, representar a classe empresarial na maior calamidade pública sanitária de todos os tempos, a Pandemia de COVID-19. Janone foi a voz forte e atuante que defendeu a manutenção do funcionamento das empresas com protocolos sanitários, visando a manutenção dos empregos. Essa defesa foi reconhecida a nível nacional, tendo inclusive a única vitória judicial do país, que suspendeu liminarmente o lockdown em Araraquara.
Ao mesmo tempo em que atuava na liderança da entidade, mostrando grande visão de futuro, deu início a maior reforma e remodelação da sede da ACIA, visando modernizar as instalações e ampliar os espaços de convivência, administrativos e de eventos, preparando o prédio para os desafios que se apresentarão aos empresários de Araraquara e região nas próximas décadas. E não foi só.
Em seguida, como reconhecimento ao empenho e ao sucesso de suas iniciativas em prol da
economia da região, Janone tomou posse, em São Paulo, de uma das vice-presidências da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), mais precisamente da RA 18 (Região Administrativa 18 – centro do Estado) integrada por Araraquara e mais 20 municípios. A cerimônia, prestigiada pela presença de mais 1,5 mil empresários de todo o Estado, contou com a participação do então governador de São Paulo e do então prefeito da capital paulista.
A ACIA foi fundada em 30 de junho de 1934, integrando a iniciativa dos empresários locais que
ajudaram no financiamento da construção da Nova Araraquara, entre os anos 10 e 40, época em que a economia local passou por grandes transformações, e que os homens da época construíram, de seu próprio bolso, a cidade que conhecemos e vivemos.
A iniciativa da fundação da ACIA passou também pela necessidade de fortalecimento da representatividade dos empresários locais, ampliando o movimento de combate a alta de impostos iniciada após a Revolução de 32. Em 1942, a entidade fez a aquisição da sede social, mesmo local onde ainda hoje se encontra.

Redação

Sair da versão mobile