Início Araraquara ACIA Araraquara e FACTE realizam Workshop sobre ESG

ACIA Araraquara e FACTE realizam Workshop sobre ESG

O evento contou com a parceria do Instituto de Química da UNESP e apoio cultural do SEINESP

Henrique Fontes/IQ – Colaboração

O evento que aconteceu na segunda-feira, em 23 de janeiro de 2023, contou com a parceria do Instituto de Química da UNESP e apoio cultural do SEINESP – Sindicato das Empresas de Internet do Estado de São

Paulo, aborda conceito que estimula sustentabilidade em empresas, tema que ganha cada vez mais espaço no mercado. Debater sobre práticas ambientais, sociais e de governança em diferentes organizações, além

de discutir de que forma essas ações podem contribuir para o avanço científico e econômico de empresas e da população.

Esse foi o tema do evento realizado nesta segunda-feira no Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara. A iniciativa é a primeira atividade proveniente do acordo de cooperação assinado entre a Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (FACTE) do IQ e a Associação Comercial e Industrial de Araraquara (ACIA).

O encontro, que também contou com um café de negócios que aproximou empresários de pesquisadores do Campus da Unesp na cidade, teve como principal atração uma palestra do diretor do Instituto Senai de Inovação e Biodiversidade, doutor Alessandro Pansanato Rizzato, que conversou com os presentes no Anfiteatro Central do Instituto sobre o conceito ESG (Environmental, Social and Governance).

“Esse conceito que, traduzindo para o português, significa meio ambiente, social e governança, traz os pilares que permitem fomentar um viés mais sustentável para os processos de negócios. E não apenas a sustentabilidade do ecossistema interno de determinada instituição, mas também a econômica”, explica o especialista, que também é ex-aluno do IQ.

Durante sua apresentação, Alessandro deu alguns exemplos dos principais pontos que os três tópicos do conceito defendem. Na parte ambiental, ele citou preocupações com energia, água e poluição. Já na frente social, os destaques são os direitos humanos juntamente com as buscas por inovação, de forma a retribuir e devolver para a sociedade os investimentos que são realizados. Por último, no quesito governança, tópicos como remuneração, transparência e diversidade estão entre os mais trabalhados.

“Hoje, por exemplo, as empresas estão buscando mais diversidade no seu quadro de funcionários, pois há dados que mostram que uma empresa diversa é mais criativa, gera mais inovação e pode trazer melhores resultados financeiros”, complementou o palestrante. Segundo Alessandro, as empresas que integram de forma mais ampla as práticas ESG em sua estratégia não focam apenas em seus acionistas, mas em todas as partes interessadas no seu ramo de atuação, beneficiando-se ao longo do tempo. Além disso, de acordo com o especialista, as instituições são mais bem administradas se não pensam apenas em lucros a curto prazo.

O diretor do Instituto Senai de Inovação e Biodiversidade foi recebido pela presidente da FACTE, professora aposentada Mary Rosa Rodrigues de Marchi, pelo vice-presidente da Fundação, professor Rodrigo Fernando Costa Marques, pelo presidente da ACIA, José Janone Junior, pelo diretor do IQ, professor Sidney Ribeiro, e pela vice-diretora do Instituto, professora Denise Bevilaqua.

O público presente, que participou com perguntas ao término da palestra, contou com integrantes de diversos segmentos da sociedade, desde estudantes, pesquisadores, docentes, representantes de sindicatos e de empresas interessadas na temática abordada. A diretora do SEINESP, Rosana Brito parabenizou a organização do evento e reiterou a satisfação da entidade apoiar esse evento.

O acordo de cooperação entre a FACTE e a ACIA, que terá duração de cinco anos, tem como objetivo o desenvolvimento de uma parceria para a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão universitária,

cultura, prestação de serviços e demais ações voltadas ao desenvolvimento institucional. Entre as propostas do convênio estão a realização de estudos, pesquisas, consultorias, organização de eventos técnico-científicos, oferecimento de cursos, programas de capacitação e demais atividades de interesse dos envolvidos.

As iniciativas serão desenvolvidas pela FACTE, por meio da colaboração de docentes e pesquisadores da Unesp, e contarão com a participação de outras instituições de ensino e pesquisa.

Redação

Sair da versão mobile