Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam realizar perícias médicas, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional poderão ser atendidos de forma presencial a partir desta segunda-feira (14).
Para ser atendido é preciso aviso prévio (agendamento). Para marcar um horário o interessado deve acessar o aplicativo ou site Meu INSS (gov.br/meuinss), ou, ainda, ligar para 135.
Não serão atendidos os usuários que não estiverem agendados. A intenção é evitar aglomerações dentro e fora das agências. Para ser atendido é preciso fazer o agendamento.
Atendimento presencial foi suspenso em março
O atendimento presencial nas unidades do INSS foi suspenso em março, em razão da pandemia da covid-19. Desde então, o Instituto vem adotando o atendimento remoto.
O atendimento exclusivo por meio de canais remotos seguiu até sexta-feira (11). E mesmo com a reabertura das agências, o atendimento remoto continuará sendo realizado.
Redução do estoque de processos de benefícios
O TCU-Tribunal de Contas do Estado aponta redução do estoque de processos em atraso e em análise de auxílio de doença.
O ministro Bruno Dantas, relator de um processo de denúncia de segurados, explicou que essa redução se deveu às perícias médicas suspensas. Ele disse que as agências do INSS foram fechadas, e os funcionários passaram a trabalhar em casa (home office) reduzindo a fila de processos.
Para os processos não relacionados à incapacidade de trabalhar e ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), a queda no estoque foi de 28%.