Início Araraquara Agressão sexual: explosão de casos em Araraquara aponta falha do Estado

Agressão sexual: explosão de casos em Araraquara aponta falha do Estado

Artigo

*Márcia Lia

A explosão no número de casos de agressão sexual em Araraquara, com 11 ocorrências em janeiro de 2023, é inaceitável; um já o seria, mas bater o recorde dos últimos 20 anos é vergonhoso e exige uma resposta rápida do Governo do Estado. A falta de providências facilita a vida do agressor. As Delegacias de Defesa das Mulheres, ou DDMs, precisam funcionar 24h, sete dias da semana e com estrutura e equipes preparadas para todas as fases da ocorrência, do acolhimento à conclusão do inquérito.
Os números provam que Araraquara precisa ter uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, prevista na Lei Maria da Penha, entre outros mecanismos de defesa também indicados na lei.
Combater a violência contra a mulher é um assunto de governo, que precisa implantar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, amplamente debatido nos governos estadual e federal – com Lula e Dilma – ao longo de anos, sem que qualquer iniciativa estruturada e intersetorial tenha sido implantada no Estado de São Paulo.
Nosso mandato trabalha para que essa estrutura seja ampliada, e passou da hora de o governo estadual dar as respostas que a sociedade precisa. No mês da mulher, o exemplo de combate à violência tem que começar pelo governo. Rápido.

*Márcia Lia é Deputada Estadual e Líder do PT na Alesp.

Redação

Sair da versão mobile