Início Araraquara Aline Gomes passa por três seleções em tempo recorde

Aline Gomes passa por três seleções em tempo recorde

Em menos de dois anos, artilheira da AFE agora na seleção principal também já foi chamada para a sub-17 e sub-20

Em menos de dois anos, a atacante e artilheira da equipe feminina da Ferroviária, Aline Gomes, que completa 18 anos na próxima sexta-feira (7 de julho) e acaba de ser chamada para a Seleção Brasileira principal, foi convocada para a mesma seleção nas três categorias – antes, passou pela sub-17 e sub-20.

Única representante das Guerreiras grenás, Aline foi anunciada na última terça-feira (27) pela técnica Pia Sundhage como uma das três suplentes na lista de 26 convocadas para a Seleção que disputará a Copa do Mundo Feminina, entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

No ano passado, a atacante afeana disputou sua primeira competição com a Seleção Brasileira de base, conquistando o torneio Sul-Americano Sub-17, no Paraguai.

Além do título, foi a vice artilheira da competição, com seis gols. Na sequência, também disputou Mundial da categoria e marcou dois gols – a Seleção acabou eliminada nas quartas de final.

Ainda em 2022, Aline foi convocada para a Copa do Mundo Sub-20, na Costa Rica, conquistando o inédito terceiro lugar. Nesta competição, a avante também marcou dois gols.

Em 2023, foi chamada pela primeira vez por Pia Sundhage para a Seleção Brasileira principal, integrando a lista de convocação na Data Fifa de abril.

Por isso agora, pela segunda vez, Aline integra a seleção principal como a atleta mais jovem do grupo entre as convocadas – 23 na lista oficial e três suplentes –, que estarão na Copa do Mundo.

“Nem imaginava ser chamada. A ficha ainda não caiu e acho que só vou acreditar de verdade na hora que estiver com todo o elenco”, disse, feliz, a atleta, em coletiva de imprensa, um dia após ser convocada.

Currículo

Natural de Tabatinga (a 60 km de Araraquara), onde nasceu no dia 7 de julho de 2005, Aline Gomes Amaro é filha de Zilma Gomes Ferreira Amaro e Daniel Amaro. Ela chegou à Ferroviária em 2019, após uma seletiva do clube, e acabou se destacando na base em 2020.

Já na primeira participação em competição oficial, no Paulista Sub-17, em 2020, ajudou a Locomotiva a chegar à final e conquistou o vice-campeonato, na decisão com o Santos.

Em 2021, com menos de 16 anos, Aline estreou no Campeonato Brasileiro Feminino A1, contra o Flamengo. Seu primeiro gol com o time profissional foi contra o Santos. Neste mesmo ano, ainda com a base, conquistou o título da Liga de Desenvolvimento Sub-16, outra vez contra o Santos.

Em 2022, a atleta integrou o time sub-20 da Ferroviária na reta final do Campeonato Paulista da categoria marcando o gol que deu o título inédito, contra o São Paulo, em Araraquara.

Agora, em 2023, em 15 jogos disputados pelo Campeonato Brasileiro, a camisa 7 da Ferroviária é a artilheira do time, com 10 gols, além de acumular cinco assistências na competição.

Pelo Campeonato Paulista, Aline Gomes marcou seu primeiro gol na temporada 2023 contra o Taubaté, na sétima rodada.

“Há três anos, eu ainda estava nas ruas de minha cidade jogando futsal”, recordou a atacante grená, na coletiva. Conforme acrescentou, sua família e os amigos também comemoram bastante a convocação.  (Com informações da assessoria de imprensa da AFE/SAF)

Foto: Assessoria de Imprensa AFE/SAF

Redação

Sair da versão mobile