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Alunas de Enfermagem da Uniara desenvolvem proposta de estratégias para prevenção de lesão por pressão

Trabalho foi orientado pela professora Amanda dos Santos Oliveira e coorientado pela docente Silvia Helena Tognoli

Durante seus estágios, as estudantes do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, Paula Jeovane Lima Leite Azevedo e Rafaela de Souza Oliveira, desenvolveram o projeto de intervenção “Lesão por pressão: como incentivar a realização da mudança de decúbito como forma de prevenção”, orientadas pela professora Amanda dos Santos Oliveira e coorientadas pela docente Silvia Helena Tognoli.

“Trata-se de uma proposta de estratégias para prevenção de lesão por pressão, baseadas em evidências, de baixo custo – mudança de decúbito e descompressão -, e que utiliza recursos já disponíveis na unidade de terapia intensiva, a fim de promover estratégias dinâmicas que facilitem a conscientização da equipe assistencial no cuidado ao paciente. E como a mudança de decúbito efetiva evita prolongamento da permanência do paciente no leito hospitalar, bem como tratamentos onerosos, isso minimiza os custos financeiros com esse paciente e danos físicos e psicológicos”, explicam Paula e Rafaela.

Elas contam que a preocupação era buscar formas que não gerassem despesas para a instituição e que diminuíssem os eventos adversos – lesão por pressão. “E essa foi a maneira mais eficaz e eficiente, totalmente aplicável, bem aceita pela equipe, e que não dependia de grandes mudanças na rotina do profissional. Visando a diminuir tempo de intervenção e permanência no leito hospitalar, e à redução de gastos, o resultado do projeto foi um sucesso e, ao término do estágio, já estava implementado, e a equipe, parcialmente capacitada. A capacitação do restante ficou como responsabilidade da instituição devido ao término do período de estágio”, relatam as alunas.

A relevância do estudo, de acordo com as estudantes, está na implementação de estratégia de baixo custo, simples, de fácil compreensão e execução, “mas com o diferencial de facilitar a supervisão do enfermeiro pela padronização proposta”. “O informativo de lateralização ou descompressão do paciente fica visível no leito de cada cliente, facilitando para a equipe de enfermagem controlar o rodízio e, para o enfermeiro, a conferência de que todos os pacientes estejam posicionados para o mesmo lado em cada horário do rodízio. Isso dispensa conferências em prontuários e pesquisas que tomam tempo da equipe para saber as posições nas quais o paciente foi colocado durante os plantões anteriores”, destacam.

O desenvolvimento do trabalho “foi de grande importância para nosso desenvolvimento profissional”. “Diariamente estávamos lidando com esse problema de lesões por pressão, de grande prevalência no setor no qual estagiávamos, e poder de certa forma ajudar nessa caminhada para mudança de cultura, focando em prevenção, foi um grande prazer. Esperamos que os resultados que conseguimos continuem sendo positivos, e refletindo em quem tanto precisa de ajuda, os nossos pacientes”, declaram Paula e Rafaela.

Como orientadora, Amanda destaca a proatividade das alunas, “com uma iniciativa que realmente pode ser implementada e que muito irá contribuir com a rotina de trabalho da equipe, facilitando, organizando e padronizando as ações de mudança de decúbito e descompressão da pressão de pontos de proeminência óssea”. “Trata-se de uma estratégia simples, para uma ação necessária, e que não estava sendo cumprida, pois se perdia na rotina corrida da equipe técnica, e o enfermeiro tinha dificuldade de supervisionar e cobrar, visto que não tinha padronização, e ter acesso ao prontuário de cada paciente a cada duas horas para checar a mudança tomava muito tempo”, aponta a docente.

Nesse contexto, o projeto de suas orientandas também contribui com o trabalho do enfermeiro, segundo ela. “A partir da padronização e do impresso fixado no leito do paciente, é possível conferi-lo instantaneamente ao se olhar para a posição do cliente e para a imagem. As alunas do quarto ano ainda tiveram o cuidado de plastificar o impresso para que pudesse ser higienizado e desinfetado sempre que necessário”, finaliza Amanda.

Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

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