Uma região periférica de alta vulnerabilidade social com forte presença de consumo de drogas e violência doméstica. Todos os ingredientes para que crianças e jovens percam o interesse pelos estudos e se envolvam com a criminalidade e consumo de entorpecentes, certo? Errado! Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Gilda Rocha de Mello e Souza” são exemplo de como o conhecimento pode transformar a vida para melhor.
Na última sexta-feira, a escola foi premiada com o melhor projeto científico de Ensino Fundamental na categoria “Ciências Exatas e da Terra” durante o evento “Ciência na Escola”, promovido pela Universidade de Araraquara – Uniara, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio de sua Secretaria de Educação que reuniu unidades públicas e privadas de Araraquara e região. Com o tema “Uma viagem pelos modelos atômicos”, os alunos retrataram a história do átomo, desde sua concepção filosófica até o modelo de Rutherford-Bohr.
Para a professora de Ciências, Vanessa Moreno, a ciência é um importante vetor de transformação na vida desses alunos. “A adolescência é uma fase em que eles ainda não sabem muito bem quem são e por que estão aqui, e trabalhar com a pesquisa e com a ciência permite que percebam isso, que existe esse potencial de modificar e de transformar, na escola pública principalmente, porque atendemos um público que vem de um contexto social mais complicado”, diz. João Otávio, professor de história da unidade, destaca a dedicação dos adolescentes, que surpreendeu a todos. “Os alunos foram excelentes. Foram os grandes protagonistas do evento. A dedicação e o empenho os consagraram”, complementa.
Para o professor de Ciências, Lucas Vizentim, o prêmio veio coroar o trabalho dos alunos que muito se esforçaram com a ajuda de seus educadores. “Respeito, segurança e valorização é só isso que precisamos para ajudar essa garotada a voar e para que essa vitória seja diária e acessível a todos os nossos alunos. Nós merecemos isso, a sociedade merece isso. Nos ajudem a transformar essa realidade”, diz o professor.
Outros prêmios
Não só nas ciências, os alunos do Gilda se destacam em outras áreas do conhecimento. Nos esportes, a escola conquistou vários prêmios durante o 1º Circuito Escolar de Atletismo. Houve premiação também no concurso de redação “EPTV na escola”, nas olimpíadas brasileiras de Matemática e de Astronomia, além de conseguir o primeiro lugar na categoria criatividade no 17º Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito. (Com informações do site www.uniara.com.br)
Grupo 1 – A importância da cobertura florestal para a conservação da água e do solo
Kelvyn Maurício do Nascimento
Yasmin Jardim Amorin
Tainá Vitória Lima da Silva
Professores:
João Otávio Marianni Siqueira Júnior
Vanessa de Souza Moreno
Grupo 2 – Uma viagem pelos modelos atômicos
Marcelle Gracia de Sousa
Guilherme Mendes Lima
Gabriel Henrique Ambrozio Silveira
Nicoly Oliveira Cunha
Geovanny Felipe Cinco
Professor:
Lucas Aparecido Vizentim