Início Araraquara Alunos da Uniara desenvolvem aplicativo para auxiliar pessoas que já sofreram infarto

Alunos da Uniara desenvolvem aplicativo para auxiliar pessoas que já sofreram infarto

Os formandos do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabrielly Vicente Martins Pastor e Leonardo Corbi, estão no estágio final de desenvolvimento do aplicativo “Coração Alerta”, que tem como objetivo ajudar pessoas que correm o risco de terem um infarto ou já sofreram um a melhorarem sua qualidade de vida e evitar o problema. O trabalho foi produzido nas disciplinas de Projeto Experimental e Gestão de Projetos, ministradas respectivamente pelas professoras Fernanda de Cássia Ribeiro e Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.

 “Fizemos toda a parte de pesquisa com usuários, design e programação do aplicativo. Com esse trabalho, também incentivaremos os alunos de medicina a compartilharem seus conhecimentos com a população. O projeto está em fase final de desenvolvimento de conteúdo e poderá ser de grande valia para ajudar pessoas que já sofreram ou correm o risco de sofrerem um infarto a se recuperarem”, explicam.

Eles apontam que, além da maior prioridade, que é auxiliar esse público, a relevância também está em “usar a capacidade do profissional de design em conseguir desenvolver soluções para problemas reais enfrentados pela nossa população, já que segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte”. “Só no Brasil, trezentas mil pessoas morrem anualmente, ou seja, acontece um óbito a cada dois minutos por doenças relacionadas ao sistema cardiovascular e, dentre as doenças cardiovasculares, o infarto é a mais comum entre elas, ocupando metade dos casos, cerca de cento e cinquenta mil óbitos por ano no país. Além disso, esse projeto contribui para uma maior disseminação de conhecimento científico para a população de forma acessível”, destacam.

Grace conta que, no último ano da graduação, os estudantes desenvolvem um projeto, dentro das duas disciplinas, “com o objetivo de estarem prontos para o mercado de trabalho corporativo e acadêmico”. “O pedido feito aos alunos foi: criem uma solução para alguma necessidade da sociedade. No caso do trabalho de Gabrielly e Leonardo, o foco foi a saúde. Ambos criaram um aplicativo com o nome de ‘Coração Alerta’ para que as pessoas tenham informações para a prevenção do infarto”, resume.

Fernanda, por sua vez, detalha que os graduandos cursaram as duas disciplinas com ementas e objetivos específicos, “mas que foram ministradas em parceria com a professora Grace, tendo como intenção ampliar a formação do aluno, oferecendo-lhe a oportunidade de conhecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de um projeto e vivenciar na prática a aplicação desse estudo ao desenvolver seu projeto acadêmico”. “Durante todo o curso, os professores estimulam os estudantes a criarem projetos que possam atender as diferentes demandas da sociedade. Para o desenvolvimento do projeto final de Design Digital, incentivamos os alunos a manterem essa temática, mas cada um pode escolher sua área de estudo/interesse, dentro desta perspectiva”, esclarece.

O trabalho de Gabrielly e Leonardo, segundo a docente, é parte do estudo de um projeto em andamento na Uniara, que está sendo desenvolvido em parceria entre os cursos de Design Digital e Fisioterapia.

Os interessados no aplicativo “Coração Alerta” podem entrar em contato pelo telefone (16) 98133-7658. Outros detalhes estão disponíveis no link https://bit.ly/3oOKCqs.

Redação

Sair da versão mobile