Início Araraquara Alunos de Fisioterapia da Uniara auxiliam pacientes da USF do Parque Residencial...

Alunos de Fisioterapia da Uniara auxiliam pacientes da USF do Parque Residencial São Paulo

Serviços são oferecidos por meio de estágio supervisionado pela professora Andressa Mendonça Turci

Dentro do tripé ensino, pesquisa e extensão, é neste último que a Universidade de Araraquara – Uniara desenvolve e oferece diversos serviços à comunidade. Em um deles, alunos do quarto ano do curso de Fisioterapia da instituição, por meio de estágio supervisionado pela professora Andressa Mendonça Turci, atuam na atenção primária à saúde, na Unidade de Saúde da Família – USF do Parque Residencial São Paulo.

“O estágio é realizado às terças-feiras, nos períodos da manhã e da tarde. A atenção primária à saúde é o primeiro nível de atenção e se caracteriza por um conjunto de ações, nos âmbitos individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de se desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades”, explica Turci.

Ela detalha que, no estágio do período da manhã, a atenção é realizada por meio de visitas domiciliares, “com intuito de orientações e cuidado à pessoa debilitada e às situações ergonômicas necessárias no ambiente”. “No período da tarde, são atividades em grupo – a própria USF estipulou esse tipo de atendimento -, com intuito de comunicação e convivência, proporcionando ao usuário um momento para pensar/refletir, exercer boa comunicação e exercitar a habilidade da empatia, além do cuidado à saúde física e mental”, destaca.

A Secretária de Saúde de Araraquara, Eliana Aparecida Mori Honain, afirma que o curso de Fisioterapia da Uniara “tem exercido um papel extremamente importante no atendimento e orientação dos pacientes da USF do Parque Residencial São Paulo”. “Temos grandes demandas da população, principalmente com dores lombares, muitas relacionadas à postura, à dificuldade e ao manuseio muito grande de celulares, e esse papel que a Uniara vem fazendo ajuda a resolver a maioria dos problemas na atenção primária”, diz.

Não somente a comunidade é beneficiada, mas também os próprios estudantes estagiários. “Isso é fundamental por conta do aprendizado e da importância de se trabalhar na promoção e prevenção em saúde. Acho que, para a formação desses futuros profissionais, é extremamente importante. Essa parceria tem se mostrado totalmente eficiente e muito colaborativa e, principalmente, de uma grande relevância na formação dos novos profissionais”, finaliza Honain.

Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Redação

Sair da versão mobile