Início Araraquara APAE Araraquara comemora 59 anos com celebração e homenagens

APAE Araraquara comemora 59 anos com celebração e homenagens

Vice-prefeito Damiano Neto participou da atividade que homenageou voluntária e ex-presidentes da entidade

No último domingo (28), o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, representou o prefeito Edinho na atividade organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Araraquara para celebração dos 59 anos de fundação da entidade que presta atendimento e assessoramento a pessoa com deficiência, bem como a defesa de direitos articulada com políticas nas áreas de assistência social, educação e saúde.

A solenidade contou também com uma homenagem aos presidentes que prestaram relevantes serviços à entidade: Pedro Paulo Ferrenha (Nenê), Dr. Florival Cardoso Bruno, José Salum e o Dr. Adalberto Álvares, além da voluntária profª Astir Jorge.

Damiano falou sobre a importância da APAE para a cidade de Araraquara, com foco na promoção e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Tenho muito orgulho de ter integrado uma parte dessa história, tendo participado da diretoria da APAE e presidido a Feira da Bondade. A APAE também é uma grande parceira da Prefeitura na implantação do Centro Dia para a Pessoa com Deficiência, que atende a uma demanda da população no Orçamento Participativo. Uma entidade que está do nosso lado na luta por uma sociedade mais justa e humana. Parabéns a todos que trabalham na APAE ou que já trabalharam ao longo de sua história. Nossos agradecimentos em nome de todo o povo de Araraquara. E vamos caminhar juntos para que a APAE continue construindo sua bela história”, destacou.

Quem também marcou presença foi a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, que enalteceu a entidade. “Foi uma alegria, na manhã de domingo, poder celebrar os 59 anos da APAE, uma instituição parceira da Prefeitura, que atua nas frentes de educação, saúde, assistência social, sempre com o foco e o objetivo de garantir os direitos da pessoa com deficiência. Para nós foi uma honra poder estar lá neste momento histórico da instituição”, apontou.

Homenagens

O encontro contou ainda com uma visitação pelas dependências da unidade, onde as placas de homenagens foram descerradas em diversos pontos. O prédio administrativo da entidade, que passou por adaptações e reforma, ganhou a denominação de “Centro Administrativo Pedro Paulo Ferrenha (Nenê)”, em homenagem ao presidente que atuou na função entre 2014 e 2019.

Já a sala de capacitação da entidade, que recebeu equipamentos e mobiliários por meio de recursos de uma emenda estadual impositiva do deputado estadual Gil Diniz (PL), passou a levar o nome do Dr. Florival Cardoso Bruno, que exerceu vários cargos na APAE, entre eles o de presidente em 2006 e 2007.

Em seguida, os presentes se dirigiram até o ambulatório, que passa a ter o nome de José Salum, em homenagem ao ex-presidente que desempenhou a atividade durante nove anos em três gestões: de 1968 a 1973, de 1976 a 1977 e 1980. A nova estrutura do ambulatório, que atenderá 50 pessoas com Transtorno do Espectro Autista, foi conquistada graças ao apoio e articulação do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Dimas Ramalho.

Já a área de fisioterapia da unidade, que foi reformada e revitalizada com recursos liberados pelo Ministério Público do Trabalho – Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região – 1ª Vara do Trabalho, passa a receber o nome da voluntária Profª Astir Jorge, artista plástica que se dedicou durante muitos anos à entidade.

Na conclusão das homenagens, os presentes se dirigiram ao ginásio de esportes que passa a levar o nome do Dr. Adalberto Álvares, que deu início à construção do local que foi concluído com sua pintura e revitalização neste ano com recursos do Fundo de Projetos da Federação das APAES do Estado de São Paulo. Álvares foi presidente da entidade de 1985 a 1996 e posteriormente de 1998 a 2002.

Antes de encerrar a atividade com um bolo de aniversário, a diretoria da APAE Araraquara destacou ainda que a entidade, ao longo dos seus 59 anos, contou com a colaboração de muitas pessoas e registrou seu agradecimento a todas as diretorias da unidade, representadas no evento pelo atual presidente Sérgio José.

Redação

Sair da versão mobile