O ciclismo da Fundesport não conseguiu os resultados esperados, no último domingo (25), em Cascavel-PR, na corrida pelo Campeonato Brasileiro de Ciclismo Elite 2023, disputada na Rodovia BR-467, que liga as cidades de Cascavel e Quatro Pontes.
O foco, a partir de agora, são os Jogos Regionais, que este ano serão disputados em Barretos, entre os dias 13 e 23 de julho.
Durante a prova em Cascavel, que durou aproximadamente 4 horas e meia, num percurso de 187 quilômetros, dois atletas da equipe da Fundesport, Rafael Generoso e Paulo Macedo, se envolveram em acidentes, embora sofrendo apenas danos materiais.
De acordo com o técnico João Mantovani, nenhum atleta araraquarense conseguiu concluir a prova, considerada muito difícil, inclusive para outros atletas de alto nível, que também não conseguiram suportar o ritmo desgastante das disputas.
“Além do percurso acidentado, o vento forte e constante também atrapalhou o tempo todo os ciclistas, influenciando muito no ritmo normal da corrida”, explica Mantovani.
Além de Rafael Generoso e Paulo Macedo, também correram por Araraquara na cidade paranaense os atletas Jorge Bratifich e Ivan Jorge de Moura, todos da categoria elite, e Renan Pacheco, da categoria sub-23.
“Foi um dos campeonatos brasileiros mais difíceis dos últimos anos. Porém, em competições de alto nível é possível se conseguir bons resultados ou não, o que acaba sempre causando algumas frustrações”, enfatiza o treinador.
Vale destacar que no ano passado, em Palmas (Tocantins), dois atletas da equipe da Fundesport – o próprio Rafael Generoso, e Elivelton Pedro – chegaram entre os 50 primeiros colocados nesta mesma competição.
Nova meta
Já pensando no próximo desafio, João Mantovani afirma que o ciclismo da Fundesport, que faz boa temporada nas outras disputas deste ano, já está treinando focado nos Jogos Regionais, de Barretos, em julho.
“A nossa meta é buscar a classificação para os Jogos Abertos do Interior (em Rio Preto, em outubro)”, resume Mantovani, que também é atleta da categoria Master C da equipe araraquarense.
O ciclismo da Fundesport conta com apoios da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Sodbike Uniformes, 4nutri Health e Nacional Bikes.
Foto: CBC