Início Destaque APÓS GUERRA DE DECISÕES, PRESIDENTE DO TRF-4 MANTÉM LULA PRESO

APÓS GUERRA DE DECISÕES, PRESIDENTE DO TRF-4 MANTÉM LULA PRESO

O presidente do TRF-4, Thompson Flores, decidiu manter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso. Ele foi para a sede do tribunal, em Porto Alegre, após o embate jurídico causado pela liminar concedida pelo desembargador plantonista Rogério Favreto, a favor do petista, alegando que havia um fato novo que justificava a medida: a pré-candidatura de Lula à Presidência da República.

Durante todo o dia o que se viu foi um vai e vem de decisões a favor e contra a soltura do ex-presidente. Primeiro, Favreto acatou pediu de habeas corpus impetrado pelos deputados federais Wadih Damous, Paulo Pimenta e Paulo Teixeira, do PT, e determinou a soltura imediata de Lula.

O juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, contestou a decisão, embora não pudesse suspendê-la, por uma questão de hierarquia.

Em seguida, o relator do caso do ex-presidente no âmbito da Lava Jato, Gebran Neto, revogou a liminar que concedeu a liberdade ao petista. Porém, Favreto desafiou o colega do TRF-4, reafirmou a sua decisão e determinou o cumprimento em até uma hora. Até o momento, entretanto, a Polícia Federal não soltou Lula.

O ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril, após ter sido sentenciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em duas instâncias, no caso do triplex em Guarujá (SP). O petista foi o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.

Fonte : Metrópoles

Redação

Sair da versão mobile