Início Araraquara Após queixas de moradores, entorno de condomínio receberá instalação de bocas de...

Após queixas de moradores, entorno de condomínio receberá instalação de bocas de lobo

Informação foi divulgada pela secretária de Obras e Serviços Públicos em atendimento a antiga demanda dos condôminos

Em maio, o vereador Alcindo Sabino (PT) enviou ao Município o Requerimento nº 408/2024, no qual pediu detalhes sobre o planejamento do Condomínio Parque Astral, localizado na Vila Xavier, que vem sofrendo há anos com inundações no período de chuvas.

Entre os questionamentos feitos, o parlamentar solicita informações sobre o projeto do empreendimento, incluindo as ações propostas para o escoamento das águas pluviais, identificação dos responsáveis por sanar esses alagamentos e descrição das medidas preventivas sugeridas para evitar ocorrências futuras.

Em resposta, a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, afirma não haver nos registros do departamento nenhum encaminhamento relacionado ao projeto de drenagem da obra, concluída em 2012. A titular da pasta ainda complementa que, naquela época, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano eram encarregados de acompanhar o cumprimento das exigências quanto à drenagem sustentável.

Na sequência, Renata ressalta que “o condomínio foi construído em nível mais baixo que a via, portanto, as inundações do local não são causadas pela capacidade reduzida de vazão dos equipamentos de drenagem existentes na região”.

Sobre os planos para reduzir o impacto das enxurradas no condomínio e prevenir novos incidentes, a secretária reconhece que a região carece de uma infraestrutura de escoamento apropriada e que bocas de lobo serão implantadas no entorno do conjunto de prédios. “Todavia, cabe registrar que a capacidade da rede existente requer estudos aprofundados e, portanto, encontram-se em processo de análise projetos para adequações da região”.

Redação

Sair da versão mobile