Início Araraquara Apresentação reúne cerca de 500 alunos das Oficinas Culturais no Cear

Apresentação reúne cerca de 500 alunos das Oficinas Culturais no Cear

Panorama das Oficinas Culturais Municipais marcou o encerramento das atividades do programa neste ano de 2022

Uma apresentação no Centro Internacional de Convenção, localizado no Cear (Centro de Eventos de Araraquara e Região), reuniu cerca de 500 alunos das Oficinas Culturais Municipais, seus familiares e professores das linguagens artísticas que integram o programa.

O Panorama das Oficinas Culturais Municipais foi realizado na noite de sexta-feira (11) e marcou o encerramento das atividades do programa cultural neste ano de 2022.

A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, representou o prefeito Edinho na breve solenidade de abertura e destacou que as Oficinas Culturais são o maior programa gerido por sua secretaria, sendo responsável por mudar a vida de milhares de araraquarenses desde sua criação, em 2001. “Mais de 25 mil pessoas passaram por esse projeto”, disse Teresa. São mais de 2 mil inscritos nas Oficinas Culturais atualmente.

Em nome da Câmara Municipal, a vereadora Fabi Virgílio (PT) ressaltou que sempre acompanha o Panorama das Oficinas Culturais, o que é motivo de honra e alegria. “A cultura é a cura da ignorância, da violência. A cultura rompe padrões e faz as pessoas se libertarem. Viva as Oficinas Culturais”, afirmou.

Diversas linguagens artísticas estiveram presentes no Panorama, como música, dança, teatro, artes visuais, artesanato, capoeira, cultura popular e hip hop. Além das apresentações no palco do auditório principal, também houve orquestra de viola e violões no saguão do Centro Internacional de Convenção e um cortejo de maracatu de alunos do Lar Rita Maria de Jesus, além da participação do projeto cultural Afroson. (veja abaixo a lista de atrações)

Estiveram presentes no evento, ainda, a coordenadora das Oficinas Culturais, Rafaella Pucca; a gestora das Oficinas Culturais, Sabrina Kelly; o coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico, Weber Fonseca; entre outros gestores municipais da Secretaria de Cultura.

Próximo ano
A partir de fevereiro, as Oficinas Culturais estarão com inscrições abertas para as aulas de 2023. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail oficinasculturaisararaquara@gmail.com ou diretamente no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, nº 170, no Jardim Floridiana (Vila Xavier).

Apresentações do Panorama das Oficinas Culturais 2022
“Memórias do Hoje: Protagonizando a nossa História”

*Cenário e organização da ambientação: Silvana, Mariana, Estela, Vera, Juty, Marco, Pedro (educadores de Artes Visuais e Artesanato)

*Apresentações no saguão: Orquestra de Violões e Viola Caipira (professores André, Anderson e João Renato) – Alunos: Lar Juvenil, SOS Bombeiros, Assentamento Bela Vista, Cristo Rei, Filhos do Sol e Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente Nossa Senhora das Mercês e Cras Maria Luiza

*Cortejo: Maracatu Lar Rita Maria de Jesus (professores Beto, Bia e Joe)

*Vídeo após cerimonial: Marcelo Okama

*Abertura: Afroson – percussão, cordas e corpo (educadores Luís, Guilherme e Jeyssi) – Alunos da Emef Henrique Scabello, Centro de Artes e Ofícios e Sabsa

*Teatro: A cabeça pensa onde os pés pisam (educador Victor Ferrari) – alunos Centro de Artes e Ofícios.
Tranças e Ancestralidade (alunas Quilombo Rosa, Centro de Referência Afro, CEU das Artes e Cras)

*Dança: De pés descalços, dancemos a vida (educadoras Patrícia, Sabrina Rocco e Naiara) – alunos Centro de Artes e Ofícios

*Dança: Ciranda dos sonhos (educadora Bia Borges) – Assentamento Monte Alegre

*Dança: Alunos Nossa Senhora das Mercês (educadora Fabiana)

*Dança do Ventre: Memórias da alma (educadora Fabi Guedes) – Alunas do Centro de Referência Afro

*Danças Urbanas: Cras Yolanda Ópice (educador Sgroi)

*Danças Urbanas: Lar Rita Maria de Jesus (educador Saulo)

*Samba Rock: Centro Afro (educador Saulo Leão)

*Vogue: Centro de Referência LGBTQIA+ (educadora Sol Negro e aluna Vênus Stifeld)

*Dança e percussão: Stomp – Alunos do programa Filhos do Sol (educadores Luzinete e Eduardo)

*Música e Capoeira: Dona Isabel, que história é essa? (educadores Gislaine e Patrick) – Alunos Centro de Artes e Ofícios, Lar Juvenil e Rita Maria de Jesus

*Capoeira: Maculelê (educador Mestre Toninho) – Alunos Lar Escola Redenção Yolanda Ópice e Cristo Rei

*Capoeira: Dança Guerreira (educador Uanderson) – Cras Yolanda Ópice e Lar Escola Redenção São José

*Apoteose: Educar-ação

Redação

Sair da versão mobile