Após enviar o Requerimento nº 663/2022 à Prefeitura, solicitando informações sobre ações de prevenção, tratamento e vacinação das hepatites virais no município, o vereador Carlão do Joia (Patriota) recebeu a resposta da Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde sobre os questionamentos.
No documento, foi informado que os pacientes, mesmo após o tratamento, continuam sendo acompanhados periodicamente. Até o 1º semestre de 2022, havia 32 pacientes com hepatite B e 57 pacientes com hepatite C em acompanhamento no SESA.
Também foi explicado que os números de doses de vacinas com componentes para hepatites A e B, administradas no período de 2019 a 2021, foram: 663 de hepatite A (CRIE), 9.058 de hepatite A (pediátrica), 55.249 de hepatite B, 336 de pentavalente (inativada), 24.170 de pentavalente e 2.982 de hexavalente.
A pasta ressaltou ainda que anualmente são realizadas diversas ações educativas e de intensificação de testagens, coordenadas pela Gerência do Programa IST/Aids, a qual é subordinada à Coordenadoria Executiva de Vigilância em Saúde, como a Campanha “Julho Amarelo”, com foco nas hepatites B e C, e a Campanha “Fique Sabendo”, de testagem para HIV e sífilis, com testagem oportuna para hepatites B e C, além de atividades de testagem extramuro, com foco nas populações mais vulneráveis.