Início Araraquara Araraquara apresenta trabalho nas Oficinas do ImunizaSUS em Goiânia-GO

Araraquara apresenta trabalho nas Oficinas do ImunizaSUS em Goiânia-GO

Gláucia Falcoski e Nathalia Rios participaram da atividade que integra o 37° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

Entre segunda (17) e quarta-feira (19), a cidade de Goiânia-GO recebe o 37° Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), maior evento de saúde pública da América do Sul e que conta com o tema “O SUS que Falta no Brasil”, com a proposta de um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS.
Uma das atividades que integra a programação do Conasems é a Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, que tem o objetivo de promover uma discussão abrangente sobre as experiências, estratégias e ações municipais de imunização de todo o país voltadas ao fortalecimento do Programa Nacional de Imunizações. Araraquara foi representada no encontro pela coordenadora de Vigilância em Saúde, Gláucia Helena Falcoski, e pela gerente de Vigilância Epidemiológica, Nathalia Rios, que apresentaram o trabalho “Parceria intersetorial entre saúde e educação como estratégia para aumento da cobertura vacinal no município de Araraquara”. 
Na apresentação, elas destacaram dados relevantes de Araraquara, relatando que o município conta com 98.5% de domicílios com esgotamento sanitário adequado e 97,1% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização, além de dados relacionados à educação, como os 98,7% de taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade e os números de alunos, unidades e professores da cidade. O trabalho também apontou dados da saúde de Araraquara, como as 35 Unidades Básicas de Saúde, a parceria com Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA) e a estrutura oferecida para cumprir o planejamento.
O conteúdo também destacou que a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, a Gerência de Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica e a Secretaria da Educação elaboraram uma estratégia de trabalho intersetorial visando a conscientização e acolhimento das famílias, e o aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes. “O trabalho apresenta as ações intersetoriais entre Secretaria da Saúde e da Educação como estratégia para aumento da cobertura vacinal do município, onde o principal objetivo é a conscientização dos pais e responsáveis que as vacinas do Programa Nacional de Imunização são um direito das crianças e adolescentes”, salientou Gláucia.

A coordenadora falou sobre a importância dessa conscientização. “Todas as pessoas devem estar com sua caderneta de vacinação em dia. As vacinas são seguras, eficazes, gratuitas e há anos vêm protegendo todos os brasileiros das doenças imunopreveníveis que podem, desde deixar as crianças com sequelas, até mesmo levar à morte. As ações desenvolvidas pelo município em parceria entre Saúde e Educação vêm aumentando nossa cobertura vacinal acumulada, porém é um trabalho constante e de responsabilidade de cada um”, acrescentou Gláucia.

Projeto ImunizaSUS

O Projeto ImunizaSUS é uma parceria entre a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVSA/MS) e o Conasems para o Fortalecimento das Ações de Imunização nos Territórios Municipais e Enfrentamento às Baixas Coberturas Vacinais. O projeto estrutura-se em três pilares: educação, comunicação e pesquisa. Teve início em 2021, tendo capacitado 25 mil profissionais de saúde e realizado diversas ações de comunicação, com destaque para série documental composta por cinco vídeos, chamada “Questão de Saúde”, que abordou dois séculos de história, desde a descoberta da primeira vacina em 1796, até o ano de 2021, com os desafios da vacinação contra a Covid-19.

As oficinas estaduais contaram com a participação de profissionais de saúde, gestores (municipais, estaduais e federais), membros do legislativo, judiciário e controle social. O evento tem programação de três dias, os dois primeiros voltados para a apresentação das estratégias de fortalecimento pelos seus autores, contendo momentos de diálogo, discussão com especialistas e o público presente. Nesta quarta, último dia, será realizada uma mesa final para encerramento das atividades com a discussão sobre todo o percurso das oficinas estaduais, discutindo as ações de interiorização dos resultados da pesquisa nacional e a escrita dos trabalhos. 

Redação

Sair da versão mobile