Início Araraquara Araraquara disputa final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Brasília

Araraquara disputa final nacional do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora em Brasília

Cerimônia de revelação dos vencedores acontece nesta terça-feira (11) em Brasília; cidade compete na categoria Inclusão Produtiva

Nesta terça-feira (11), a cidade de Brasília (DF) sediará a cerimônia de revelação dos vencedores da etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que visa reconhecer o trabalho das gestões municipais que se destacaram no ano passado com iniciativas em prol do empreendedorismo local. O evento reúne lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal.

Araraquara é uma das finalistas do prêmio e compete na categoria Inclusão Produtiva, que se refere à adoção de um conjunto de ações e medidas pelo poder público que consideram o empreendedorismo como um meio legítimo para a inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou pertencentes a grupos minoritários e marginalizados socialmente.

O projeto que representa a cidade na premiação é o “Coopera Araraquara”, que venceu a etapa paulista em abril no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo. Na ocasião, o vice-prefeito de Araraquara e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, esteve presente na premiação. “É uma conquista muito emocionante. É um projeto de cooperativas e a cidade tem um trabalho pioneiro neste tema. Temos quase dez cooperativas e receber esse reconhecimento é uma emoção muito grande”, declarou Damiano, que recebeu o troféu das mãos do ministro de Estado do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.
A coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle, também valorizou a conquista. “Vencer a etapa estadual e ser finalista na etapa nacional é motivo de muito orgulho para nós da equipe da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, pois demonstra a importância nossa trabalho e nos motiva a fazer cada vez mais e melhor em prol da economia solidária e do cooperativismo. Sabemos que é um projeto promissor e que faz a diferença na vida de muitos cidadãos araraquenses”, frisou.

O Coopera Araraquara tem como objetivo criar medidas alternativas econômicas e sociais, com oportunidades de trabalho e renda, que minimizassem os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural, principalmente no período em que a pandemia de Covid-19 fechou muitos postos de trabalho, com altos índices de desemprego. O Coopera prioriza segmentos da sociedade historicamente excluídos, beneficiários de programas sociais de transferência de renda e visa o desenvolvimento de territórios prioritários do município.

Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todas as categorias em todo o Brasil – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.

Anteriormente chamado de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a partir desse ano, a premiação mudou de nome para garantir a inclusão e reconhecimento das prefeitas, bem como de todas as pessoas envolvidas nos projetos selecionados, servidores públicos, parceiros e cidadãos. Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais.

O PSPE é realizado em duas grandes etapas: a estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa; e a etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.

O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.

Para conhecer os municípios finalistas da 12ª edição do PSPE, basta acessar o link bit.ly/prefeitura_empreendedora24.

Redação

Sair da versão mobile