Início Uncategorized Araraquara é a 3ª cidade em qualidade de vida do Brasil, aponta...

Araraquara é a 3ª cidade em qualidade de vida do Brasil, aponta IPS

Ranking aponta resultado das políticas públicas implementadas ao longo dos últimos anos

Araraquara é a terceira cidade em qualidade de vida do Brasil entre os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes. O ranking foi divulgado pela IPS (Índice de Progresso Social) Brasil. Com 69,64 pontos, a Morada do Sol se configura ainda como a 12ª entre todas as 5.570 cidades brasileiras.
O IPS Brasil 2025 foi calculado com base em 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em três dimensões: necessidades humanas básicas, que envolvem questões como alimentação, saneamento e segurança; fundamentos do bem-estar, que englobam questões de saúde, acesso à educação e qualidade do meio ambiente; e oportunidades, que tratam de proteção aos direitos individuais, inclusão social e acesso ao ensino superior.
Todos os dados coletados são provenientes de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, tais como DataSUS, Sisvan/Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outros.
Considerando o relatório do IPS Brasil, dentre as 10 melhores cidades para se viver (entre 100 mil e 500 mil habitantes), Araraquara ficou à frente de Votuporanga (SP), Maringá (PR), São Carlos (SP), Bauru (SP), Botucatu (SP), Marília (SP) e São Caetano do Sul (SP). Ficou atrás apenas de Jundiaí (SP) com 70,70 pontos e Nova Lima (MG) com 69,91.
Para o ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, hoje presidente nacional do PT, o ranking com base em dados já consolidados em 2024, reforçam o resultado das políticas públicas intersetoriais implementadas ao longo dos últimos anos.
“É motivo de muito orgulho para todos nós termos nossa cidade entre as três melhores para se viver. Mostra que estávamos no caminho certo, investindo em saúde, educação, desenvolvimento e inclusão, esporte, cultura, cooperativismo, enfim. Agradeço a toda a equipe que trabalhou comigo e me ajudou a colocar em prática as políticas públicas. Agradeço também aos servidores que ficam na ponta dos atendimentos. Essa junção de esforços colocou nossa cidade mais uma vez como uma cidade referência”, destacou. Edinho ainda destacou o Orçamento Participativo, como programa que deu a linha condutora de todas as ações do seu governo.

Políticas públicas consolidadas
Foi no Governo Edinho que foi implementado o programa de inclusão social e transferência de renda, Bolsa Cidadania, além do Jovem Cidadão (programa de estágio para estudantes), Filhos do Sol (destinado a adolescentes em situação de vulnerabilidade), PIIS-Frentes da Cidadania (qualificação profissional), bem como o forte investimento no fomento do Cooperativismo como uma alternativa de renda às famílias.
Os programas Oficinas Culturais e Escolinhas de Esportes também se somam às políticas de inclusão social do governo, atendendo mais de 10 mil crianças e adolescentes nos bairros, de forma gratuita, no contraturno escolar.
Na área da saúde, Edinho implementou o Saúde em Casa, com entrega de remédios em domicílio, o Centro de Referência do Autismo (um dos primeiros públicos do Brasil), além da reforma de várias unidades básicas de saúde e reabertura do Pronto-Socorro do Melhado como unidade de retaguarda das UPAS. Também implementou o Saúde Cidadã, com mutirão de cirurgias, exames e consultas especializadas. Foram 112.752 procedimentos realizados só no programa a fim de reduzir a demanda represada durante a pandemia.
Na educação, Edinho implementou o “Educa + Araraquara”, como uma série de ações com vistas a melhorar a qualidade da aprendizagem e superar as dificuldades educacionais agravadas ou geradas pela pandemia. Foram implementadas aulas de reforço, incentivo à leitura com o projeto “Mais Leitura, Mais Leitor”, formação de profissionais e aquisição de equipamentos como laptops, notebooks e smart TVs, inserindo mais tecnologia nas escolas. Araraquara ganhou o Selo Ouro Araraquara, no Governo do ex-prefeito Edinho Silva, conquistou o Selo Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).
Também na última gestão, a cidade recuperou o Selo Ambiental VerdeAzul e foi uma das primeiras do Brasil com 100% LED, além da implementação do programa Prefeitura nos Bairros e lançamento do maior pacote de recape da história: 66 km.


Sair da versão mobile