Início Araraquara Araraquara é destaque em evento da Semana Integrada de Meio Ambiente do...

Araraquara é destaque em evento da Semana Integrada de Meio Ambiente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participaram do evento online “O Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e o Programa Verde Azul”

Os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade participaram, nesta segunda-feira (30), do evento online “O Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e o Programa Verde Azul”, promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e pelo programa município “VerdeAzul”. O evento faz parte da Semana Integrada de Meio Ambiente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré e Municípios.

O Presidente CBH-TJ e professor da FATEC Jhaú, Prof. Dr. Jozrael Rezende, realizou a abertura do evento explicando a importância da gestão dos recursos hídricos por bacias hidrográficas, contextualizou como surgiu o Programa VerdeAzul (PMVA) e parabenizou os municípios de Araraquara, Lençóis Paulista e Macatuba por serem os municípios da UGRHI que mais se certificaram no PMVA.

“Esses municípios já possuem a Política Ambiental institucionalizada na Política Pública Municipal”. Ele também deu destaque ao município por ser o único da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRH) a ter uma unidade de Conservação de Proteção Integral. “Aproveito para elogiar o corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara”.

O técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Leonardo de Araújo Neto, propôs um novo enquadramento dos corpos d’água para o Estado de São Paulo. “Também sugiro ao Programa Município VerdeAzul que, ao final do ciclo, seja disponibilizado um Relatório Ambiental de cada município para a população”.

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, também propôs durante o encontro uma atualização no banco de ideias do PMVA. “O evento foi muito proveitoso permitindo uma troca de saberes entre membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê Jacaré e de técnicos do PMVA”, concluiu Valter. 

Redação

Sair da versão mobile