Início Araraquara Araraquara é destaque entre os melhores projetos de economia solidária do país

Araraquara é destaque entre os melhores projetos de economia solidária do país

Cidade foi uma das finalistas do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que teve cerimônia realizada em Brasília

Na última terça-feira (11), a cidade de Brasília-DF sediou a cerimônia de revelação dos vencedores da etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que visa reconhecer o trabalho das gestões municipais que se destacaram no ano passado com iniciativas em prol do empreendedorismo local. O evento reuniu lideranças engajadas em 240 projetos finalistas, após seletiva em todos os estados e no Distrito Federal. 

Araraquara foi uma das finalistas do prêmio e competiu na categoria Inclusão Produtiva, que se refere à adoção de um conjunto de ações e medidas pelo poder público que consideram o empreendedorismo como um meio legítimo para a inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou pertencentes a grupos minoritários e marginalizados socialmente. O projeto que representou a cidade na premiação é o “Coopera Araraquara”, que venceu a etapa paulista em abril no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.

O prefeito Edinho participou da solenidade e valorizou a premiação. “Após a conquista da etapa estadual, a cidade de Araraquara ficou entre os melhores projetos do país na categoria Inclusão Produtiva, com o projeto Coopera Araraquara, que beneficia cerca de 2.500 pessoas direta e indiretamente. Esse reconhecimento mostra que a cidade de Araraquara está conseguindo transformar a realidade para melhor”, analisou o prefeito, que esteve na cerimônia junto com a coordenadora executiva de Trabalho e Economia Solidária, Camila Capacle, e a gerente de Economia Criativa e Solidária, Flávia de Jesus Andrade.
O Coopera Araraquara tem como objetivo criar medidas alternativas econômicas e sociais, com oportunidades de trabalho e renda, que minimizassem os efeitos negativos dos ciclos econômicos e do desemprego estrutural, principalmente no período em que a pandemia de Covid-19 fechou muitos postos de trabalho, com altos índices de desemprego. O Coopera prioriza segmentos da sociedade historicamente excluídos, beneficiários de programas sociais de transferência de renda e visa o desenvolvimento de territórios prioritários do município.
Ao todo, o Sebrae recebeu mais de 2,5 mil inscrições de todas as categorias em todo o Brasil – cerca de 1 mil a mais que a premiação anterior. Desde 2001, o PSPE destaca o papel dos gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública local.
Anteriormente chamado de Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, a partir desse ano, a premiação mudou de nome para garantir a inclusão e reconhecimento das prefeitas, bem como de todas as pessoas envolvidas nos projetos selecionados, servidores públicos, parceiros e cidadãos. Na história da premiação, são mais de 13 mil projetos participantes, com 1.614 vencedores regionais e 116 vencedores nacionais. O PSPE é realizado em duas grandes etapas: a estadual, em que cada prefeitura concorre apenas com iniciativas da mesma Unidade Federativa; e a etapa nacional, em que as iniciativas vencedoras em cada UF e em cada categoria competem entre si, disputando o prêmio de melhor iniciativa nacional.
O prêmio conta com 10 categorias: Simplificação e Fomento do empreendedorismo; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Turismo & Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Cidade Empreendedora; Governança Territorial; Empreendedorismo Rural e Inclusão Produtiva. As duas últimas categorias são novidades nesta edição.

Redação

Sair da versão mobile