Nesta quinta-feira (16), saiu de Araraquara o oitavo caminhão carregado de doações arrecadas na campanha “Araraquara solidária ao povo do Rio Grande do Sul”, realizada pela Prefeitura de Araraquara com o objetivo de auxiliar as vítimas dos fortes temporais que afetaram 461 municípios gaúchos. A entrega dos donativos é realizada por meio de uma parceria com os Correios.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva, agradeceu mais uma vez a todos que participaram. “Esse é o oitavo caminhão dos Correios que partiu de Araraquara, cada um com oito toneladas de doações. Agradeço a todos que participaram. A força do pessoal do Orçamento Participativo, Guarda Civil Municipal e Assistência Social foi imprescindível para que conseguíssemos esse sucesso. Só tenho a agradecer a todos. E estamos preparando mais doações para serem enviadas”, comentou.
A ação em Araraquara teve início no dia 6 de maio e rapidamente vários estabelecimentos se colocaram como apoio e pontos de arrecadação. A população respondeu prontamente e foram arrecadados alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, água e produtos de higiene. A campanha também teve o tema “Um por todos e todos por elas”, com o propósito de arrecadar itens específicos para mulheres, como absorventes e peças íntimas.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no link araraquara.sp.gov.br/araraquara-solidaria
Números da tragédia
Até esta sexta-feira (17), os temporais do Rio Grande do Sul resultaram em 154 mortes confirmadas, 98 pessoas desaparecidas e 806 feridos. Há mais de 78 mil em abrigos e 540 mil desalojados (pessoas que estão nas casas de familiares ou amigos), totalizando 618.357 pessoas fora de suas casas. As fortes chuvas tiveram início em 27 de abril e ganharam força no dia 29, atingindo 461 municípios do Rio Grande do Sul, um total de 2,2 milhões de pessoas afetadas de alguma forma pelo temporal.