Início Araraquara Araraquara ontem e hoje: 206 anos de história -Comércio forte e rápida...

Araraquara ontem e hoje: 206 anos de história -Comércio forte e rápida urbanização

Fomentado pelo crescimento econômico da cidade, registrado depois da construção da Nova Araraquara o comércio da cidade cresceu rápido e já nos anos 20 era bastante diversificado e próspero

Hamilton Mendes – Colaboração

Determinados a fazer de Araraquara uma cidade moderna e forte, os líderes da época inovaram e fizeram literalmente tudo por aqui.

Para financiar a construção de toda a cidade, eles fundaram, do próprio bolso, o Banco Araraquara, cuja sede ficava na esquina da hoje rua São Bento, com avenida São Paulo, mesmo local onde está o edifício Waldo Barbieri.

E ao contrário de outras cidades brasileiras, como Campinas, que contrataram a Light para viabilizar a instalação da energia elétrica nos espaços públicos e privados, os responsáveis pelo enorme empreendimento se cotizaram e criaram a “Companhia de Electricidade de Araraquara”, uma empresa local que realizou a empreitada. 

Com tanto investimento, o hoje centro da cidade foi calçado, arborizado e iluminado em tempo recorde, nascendo, por consequência, novos e belos prédio comerciais.

Imagens:

Na primeira imagem, a esquina da Rua 2, ou rua do Comércio, hoje rua 9 de julho com a Avenida 12, hoje Avenida José Bonifácio em duas épocas: anos 20 e 2023. À esquerda, a Casa Chamon, construída pelo engenheiro Agostino Tucci, mais tarde Armazém Santa Cruz, da família Haddad, Farmácia noturna, do Samuel Brasil e outras lojas comerciais. Um pouco abaixo, a Casa Bergamin, mais tarde Relojoaria Garitta. Defronte ao Ford está o Salão Berlinieri, depois Casa de joão Rinaldi, Casa Faspar, Churrascaria Boi na Brasa, Casa de Calçados Dois Mil Réis (depois Casa Ari), dentre outros.

Redação

Sair da versão mobile