Início Araraquara Araraquara pactua enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes 

Araraquara pactua enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes 

Seminário na Biblioteca Municipal abriu ações diárias que serão realizadas nos próximos 25 dias e que visam ampliar diálogo e fortalecer a rede pública

A Prefeitura de Araraquara abriu, na manhã desta quinta-feira (18), no auditório da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, o “Seminário sobre violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes”. Serão dois dias de seminário que compõem a campanha “25 dias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, realizada de 18 de maio, “Dia de enfrentamento à violência e exploração sexual” a 12 de junho, “Dia do enfrentamento ao trabalho infantil”. O evento também contou com o lançamento do e-book “Protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e outras violações de direitos: orientações técnicas”. 

Na abertura do seminário, Jacqueline Pereira Barbosa, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, enfatizou que o desafio maior é fortalecer a união e o pacto de diversos setores da sociedade, por meio da responsabilidade social e da ética, durante o seminário.

“A partir deste 18 de maio, que simboliza o Dia de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual, temos que tornar vivo nosso protocolo de atendimento aos vulneráveis. Hoje também iniciamos os 25 dias de orientação nos diversos equipamentos públicos e também para uma reflexão nesse período sobre quais pontos nós ainda precisamos ampliar o diálogo visando a defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes”, propôs Jacqueline Barbosa.

O vereador Paulo Landim (PT), que preside a Câmara, reforçou a importância do trabalho intersetorial para as ações efetivas de proteção aos jovens.

“A violência é uma triste realidade e, por isso, nós temos que nos mobilizar e agir. Nesse seminário, temos a oportunidade de compartilhar boas práticas no enfrentamento à violência. Precisamos fortalecer a rede de proteção, integrando diferentes setores da sociedade: governo, instituições de ensino, profissionais de saúde, conselhos tutelares e, é claro, a própria comunidade”, disse Landim.

Para o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, a data 18 de maio é um alerta e um olhar na construção de Políticas Públicas e o lançamento do ebook, na mesma ocasião, é fundamental para o fluxo das ações e da intersetorialidade dos diversos entes públicos.

A diretora da Escola de Governo Celina Garrido e a gestora Mônica Favoreto, do Centro de Referência de Assistência Social, apresentaram os principais tópicos do ebook sobre “Protocolo de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência e outras violações de direitos: orientações técnicas”. O trabalho está disponível pelo link do protocolo: https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_138_0_1_08052023175249.pdf

Também participaram do Seminário, a presidente do Conselho Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente, Walkiria Maria do Amaral, os vereadores Guilherme Bianco (PC do B) e João Clemente (PSDB), o conselheiro tutelar Márcio Servino, o secretário de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública João Alberto Nogueira Júnior e outros agentes públicos.

Palestrante

Ainda no seminário, foi realizada a aula introdutória do curso de formação de redes para o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, com a palestrante Edilaine Helena Scabello Calaça das Neves, psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social do município de Araraquara e que atua na área da psicologia social e da psicologia clínica.

Nesta sexta (19), será feita a apresentação dos dados de atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência e outras violações de direitos, atividade que será conduzida pelos membros dos Conselhos Tutelares 1 e 2 e da rede socioassistencial. Às 10h, será realizada a palestra “A proteção integral na escuta especializada e na revelação espontânea”, ministrada pela advogada Josanete Monteiro.

Mais informações podem ser obtidas com a Escola de Governo por meio do Whatsapp (16) 99720-6145.

Redação

Sair da versão mobile