Início Araraquara Araraquara participa da 19ª Semana Nacional dos Museus

Araraquara participa da 19ª Semana Nacional dos Museus

Os museus de Araraquara participam da Semana Nacional dos Museus, realizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. Em sua 19ª edição, o evento traz uma programação digital local que se estende de 20 a 23 de maio, em uma realização do Ibram juntamente com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara.

Vale destacar que o Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de maio e que o tema desta edição – “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” – atende a uma demanda do ICOM (International Council of Museum) e seu braço brasileiro, o comitê ICOM Brasil.

“O exercício de pensar e discutir os museus é sempre bem-vindo, sobretudo por se tratar de uma área subvalorizada dentro do contexto das políticas públicas brasileiras e no contexto atual é ainda mais importante, pois as condições impostas pela pandemia aceleraram a necessidade de adaptarmos a relação das comunidades e dos usuários com estes espaços depositários da memória. É um desafio que está posto, do qual Araraquara não se abstém. Fica, portanto, o nosso convite para que todos os interessados participem e acompanhem a Semana”, apontou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

O coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara, Weber Anselmo Fonseca, acredita “ser fundamental discutir as questões inerentes a Museus, bem como todo o contexto no que diz respeito a Patrimônio Cultural, especialmente neste tempo de pandemia que estamos vivendo em que as instituições culturais ficaram fechadas ao público por um longo período, e a reabertura está sendo feita de forma gradual.”

Weber lembra que “o objetivo da nossa programação é pensar o museu como instituição a partir da perspectiva do tema proposto, mas também estreitar laços com a comunidade local e interessados no universo museológico, dialogando sobre nossos museus, bem como conceitos sobre patrimônio cultural, ampliando para um assunto vigente em nosso cotidiano na coordenadoria, memória e patrimônio intangível.”

Além disso, a programação neste ano ultrapassa os limites do município. “O fato deste ano a programação apresentar uma versão digital se tornou uma oportunidade de ampliarmos este debate sobre os museus e patrimônio de Araraquara para novas fronteiras, uma conexão em rede com este diálogo que está presente em museus de todo o Brasil. E Araraquara estará nesta rede”, comemorou Weber.

Importante lembrar que Araraquara possui cinco museus municipais: Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria, Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, Museu do Futebol e dos Esportes de Araraquara, MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara e Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari.

Programação – Os encontros virtuais serão realizados, em Araraquara, de 20 a 23 de maio, sem necessidade de inscrição prévia.  A abertura no dia 20 (quinta-feira) tem início às 19 horas com a participação da secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli, e de Weber Fonseca. Na sequência, às 19h30, o tema “Museu na História/História no Museu: o futuro está presente” será apresentado por Virginia de Gobbi, museóloga do Museu Histórico Voluntários da Pátria, e Deborah Neves, historiadora da UPPH – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico. A atividade será mediada por Weber Fonseca, que também fará a mediação das outras atividades propostas pela Semana.

No dia 21 (sexta-feira), às 19 horas, a abordagem é sobre “Patrimônio Arquitetônico e Urbanismo – conceitos e importância”, com a participação de Alessandra de Lima, gerente de Documentação Histórica, Museus, Biblioteca e Acervos das Secretaria Municipal de Cultura, e Joel Venceslau de Oliveira Jr., gestor de Projeto na Coordenadoria de Habitação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.

“Pegadas no MAPA: de dentro pra fora/de fora pra dentro” é a atividade do dia 22 (sábado), a partir das 16 horas, com a participação de: Débora de Souza Simões, pesquisadora da Fundação Araporã; Natália Carvalho de Oliveira Checchi, secretária geral da Fundação Araporã e Josiane Kunzler, pesquisadora consultora individual da UNESCO, Projeto Museu Nacional Vive e coordenadora do Grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio (GEMP) da Fundação Araporã (Araraquara).

Fechando a programação da Semana Nacional dos Museus em Araraquara, no dia 23 (domingo), às 16 horas, a bailarina e docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Daniela Amoroso, e também o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Senai-Cimatec, Yan Graco Dantas Cafezeiro, trazem à tona o tema “Museu na rua, corpos livres, memória pública e popular”.

A programação é gratuita e aberta a todos os interessados, com a hashtag #SemanaMuseus2021 marcando as atividades relacionadas ao evento. Mais informações podem ser obtidas pelo email: patrimoniohistorico@araraquara.sp.gov.br.

19ª Semana Nacional dos Museus – Araraquara:

  • 20/05 (quinta-feira)

– 19h: “Abertura”, com Teresa Telarolli (Secretária Municipal de Cultura) e Weber Anselmo Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico)

Link de acesso: https://youtu.be/RPHpz6n7cwo

– 19h30: “Museu na História/História no Museu: o futuro está presente”, com: Virginia de Gobbi (Bacharel em Ciências Sociais pela Unesp e Museóloga do Museu Histórico Voluntários da Pátria) e Deborah Neves (Doutora em História e historiadora da UPPH – Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico); medição de Weber Anselmo Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara)

Link de acesso: https://youtu.be/uc7b-rDN_Mk

  • 21/05 (sexta-feira)

– 19h: “Patrimônio Arquitetônico e Urbanismo – conceitos e importância”, com: Alessandra de Lima (Arquiteta e Urbanista, Mestre em Engenharia Urbana, Planejamento e Projetos Urbanos, Gerente de Documentação Histórica, Museus, Biblioteca e Acervos das Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara) e Joel Venceslau de Oliveira Jr. (Arquiteto e Urbanista, Professor Universitário e Gestor de Projeto na Coordenadoria de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Araraquara); medição de Weber Anselmo Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara)

Link de acesso: https://youtu.be/gWgh2lseOSs

  • 22/05 (sábado)

– 16h: “Pegadas no MAPA: de dentro pra fora/de fora pra dentro”, com: Débora de Souza Simões (Mestre em Ciências Sociais. Desenvolve estudo na área de memória, história local, museus e identidade. Pesquisadora da Fundação Araporã), Natália Carvalho de Oliveira Checchi (Mestre em Ciencias Sociais, Secretária Geral da Fundação Araporã) e Josiane Kunzler  (Bióloga, mestre em Geologia (linha de Paleontologia) pela UFRJ, com pesquisa no Museu Nacional/UFRJ, e doutora em Museologia e Patrimônio pela UNIRIO/MAST, com doutorado Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Universidade de Lisboa, pesquisadora consultora individual da UNESCO, Projeto Museu Nacional Vive e coordenadora do Grupo de Estudos em Museologia e Patrimônio (GEMP) da Fundação Araporã (Araraquara-SP); medição de Weber Anselmo Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara)

Link de acesso: https://youtu.be/l6sALLdbixc

  • 23/05 (domingo)

– 16h: “Museu na rua, corpos livres, memória pública e popular”, com Daniela Amoroso (Dançarina, pesquisadora, Docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, Pós-doutora pela Université Paris 8- Saint Denis, Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia – UFBA, e Yan Graco Dantas Cafezeiro  (Arquiteto, Mestre em Conservação e Restauro, Doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Ufba, Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Senai-Cimatec); medição de Weber Anselmo Fonseca (Coordenador de Acervos e Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de Araraquara)

Link de acesso: https://youtu.be/E79o4zfYo9U

Grátis (sem necessidade de inscrição prévia)

Redação

Sair da versão mobile