O festival de ciências “Pint of Science 2022” teve início nesta segunda-feira (7) com a palestra “Doenças de boca: diagnóstico precoce e prevenção”, da Profa. Dra. Cláudia Maria Navarro. O evento tem apoio do Instituto de Química da Unesp de Araraquara e conta com patrocínio do INCT – DATREM (Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Contaminantes Emergentes e Radioativos).
Nesta terça-feira (8), às 19h30, a palestra será realizada pelo prof. Marcelo Nalin com o tema “Vidros: é possível sobreviver sem eles?”. O festival se encerra na quarta-feira (9), às 19h30, com a palestra “Redução de danos do consumo de bebidas alcoólicas: do copo d’água à pílula anti ressaca”, do Prof. Dr. Marcelo Tadeu Marin. Os encontros são gratuitos e estão sendo realizados na Cervejaria Avenida 42, localizada na Rua Comendador Pedro Morganti, 3575 – Vila Yamada, em Araraquara.
Os organizadores do evento em Araraquara são os professores do Instituto de Química da Unesp, a Profa. A Dra. Mirian Cristina dos Santos, Profa. Dra. Juliana Ferreira de Brito e o Prof. Dr. Elias de Souza Monteiro Filho.
O Pint of Science é o maior debate de ciência do mundo que ocorre fora dos ambientes universitários. O festival visa oferecer palestras interessantes e relevantes sobre as últimas pesquisas científicas em um formato acessível ao público – principalmente em bares, pubs, cafés e outros espaços públicos.
O festival chegou ao Brasil em 2015, organizado pelo Instituto De Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos. Desde então o festival já aconteceu em 179 cidades de todo o Brasil até 2019. Por conta da pandemia da Covid-19 o festival não aconteceu presencialmente nos anos de 2020 e 2021, apenas no formato online.