Início Araraquara Araraquara recebe reconhecimento em premiação por trabalho sobre Bacia Hidrográfica Local

Araraquara recebe reconhecimento em premiação por trabalho sobre Bacia Hidrográfica Local

Projeto inscrito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebeu Menção Honrosa do Cemaden Educação

Na última quinta-feira (5), aconteceu a entrega do prêmio #AprenderParaPrevenir2024, uma iniciativa do Cemaden Educação, vinculado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.

Araraquara participou com o trabalho “Bacia Hidrográfica Local”, que envolveu 1.237 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. O projeto ficou entre os três finalistas da categoria Movimentos Sociais e Outros Coletivos, e recebeu Menção Honrosa.

O objetivo da premiação é reconhecer as ações que são significativas e inspiradoras na área de educação para redução de riscos e desastres. Em seu oitavo ano, a campanha teve como tema “Com-Ciência de Riscos: Saber Que Transforma”, e contou com a inscrição de 101 iniciativas, enviadas por 81 instituições de 15 estados e do Distrito Federal.

“Bacia Hidrográfica Local” é uma atividade de educação ambiental que visa conscientizar, sensibilizar e mobilizar para a necessidade de conhecimento da hidrografia e das bacias hidrográficas de Araraquara. A partir da construção de maquetes das microbacias hidrográficas usando vários tipos de materiais, estudantes e professores das escolas municipais ampliaram seus conhecimentos sobre o processo pedagógico hídrico.

Leonardo de Araújo Neto, engenheiro agrimensor da Gerência de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade, frisou que o trabalho “foi extremamente importante. Foi possível apresentar as bacias hidrográficas locais a todos os estudantes das EMEFs”. Ele também ressaltou outros projetos de Educação Ambiental realizados concomitantemente, como Talvegue – Caminho das Águas, DDA – Divisor de Águas, e ORCA – O Rio Começa Aqui. “Todos eles, dentro deste contexto de mudanças climáticas e eventos climáticos extremos, proporcionam uma conscientização e uma sensibilização, tanto para o uso correto da água, quanto para nos alertar para outras práticas ambientais corretas”, completa Leonardo.

Cabe salientar que estes projetos contam com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). As ações vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para o Brasil, particularmente o de número 17, “Parcerias e meios de implementação”, que versa sobre fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

A Secretaria agora aguarda a emissão do certificado de mais essa conquista ambiental para Araraquara.

O Cemaden Educação preza por valorizar intervenções transformadoras e ações de mobilização que contribuam para a construção de uma cultura de prevenção de riscos de desastres. Por meio do diálogo com comunidades locais, jornadas pedagógicas e caminhos formativos de aprendizagem, promove práticas de educação socioambiental.

Redação

Sair da versão mobile