Na última quinta-feira (5), aconteceu a entrega do prêmio #AprenderParaPrevenir2024, uma iniciativa do Cemaden Educação, vinculado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.
Araraquara participou com o trabalho “Bacia Hidrográfica Local”, que envolveu 1.237 estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. O projeto ficou entre os três finalistas da categoria Movimentos Sociais e Outros Coletivos, e recebeu Menção Honrosa.
O objetivo da premiação é reconhecer as ações que são significativas e inspiradoras na área de educação para redução de riscos e desastres. Em seu oitavo ano, a campanha teve como tema “Com-Ciência de Riscos: Saber Que Transforma”, e contou com a inscrição de 101 iniciativas, enviadas por 81 instituições de 15 estados e do Distrito Federal.
“Bacia Hidrográfica Local” é uma atividade de educação ambiental que visa conscientizar, sensibilizar e mobilizar para a necessidade de conhecimento da hidrografia e das bacias hidrográficas de Araraquara. A partir da construção de maquetes das microbacias hidrográficas usando vários tipos de materiais, estudantes e professores das escolas municipais ampliaram seus conhecimentos sobre o processo pedagógico hídrico.
Leonardo de Araújo Neto, engenheiro agrimensor da Gerência de Planejamento Ambiental e Sustentabilidade, frisou que o trabalho “foi extremamente importante. Foi possível apresentar as bacias hidrográficas locais a todos os estudantes das EMEFs”. Ele também ressaltou outros projetos de Educação Ambiental realizados concomitantemente, como Talvegue – Caminho das Águas, DDA – Divisor de Águas, e ORCA – O Rio Começa Aqui. “Todos eles, dentro deste contexto de mudanças climáticas e eventos climáticos extremos, proporcionam uma conscientização e uma sensibilização, tanto para o uso correto da água, quanto para nos alertar para outras práticas ambientais corretas”, completa Leonardo.
Cabe salientar que estes projetos contam com as parcerias da Secretaria Municipal de Educação e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto). As ações vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para o Brasil, particularmente o de número 17, “Parcerias e meios de implementação”, que versa sobre fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A Secretaria agora aguarda a emissão do certificado de mais essa conquista ambiental para Araraquara.
O Cemaden Educação preza por valorizar intervenções transformadoras e ações de mobilização que contribuam para a construção de uma cultura de prevenção de riscos de desastres. Por meio do diálogo com comunidades locais, jornadas pedagógicas e caminhos formativos de aprendizagem, promove práticas de educação socioambiental.