Início Araraquara Araraquara registra queda de 45% de óbitos em acidentes de trânsito 

Araraquara registra queda de 45% de óbitos em acidentes de trânsito 

Números se referem às vítimas fatais registradas nas vias do município, entre janeiro e junho de 2022 e no mesmo período de 2023

O número de óbitos decorrentes de acidente de trânsito nas vias sob a jurisdição da Prefeitura de Araraquara teve uma redução de 45% no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, com 11 óbitos de janeiro a junho de 2022 e 6 neste ano. O levantamento é do Infosiga – Detran SP.

De acordo com Nilson Carneiro, secretário municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, os números refletem investimentos que vêm sendo realizados ao longo dos anos, visando dar mais segurança a motoristas e pedestres. Ele aponta, entre estes investimentos, a instalação de lombofaixas nas proximidades de escolas, de lombadas em pontos de alta velocidade e de guias rebaixadas para travessia de pessoas com deficiência e de idosos, além de correções de traçados geométricos em vários pontos.

“Também investimos na implantação de pintura de sinalização horizontal em importantes corredores viários de maior volumetria de tráfego. Além de um contrato em andamento que prevê a implantação de mais de 300 placas por mês, de regulamentação e ou advertência. E também a ampliação e modernização do sistema de semáforos; hoje todos têm lâmpadas Led, com uma equipe de manutenção disponível de segunda a domingo. Estamos modernizando os semáforos com uso de fibra óptica, com interligação e com foco regressivo de tempo”, apontou Nilson Carneiro.

Ele destacou também os investimentos realizados nos últimos anos pela iniciativa privada, a partir de contrapartida e medidas compensatórias de pólos geradores de tráfego. Como exemplos, ele mencionou a recuperação geométrica e instalação de semáforos na Avenida 36, nas proximidades do supermercado Savegnago, e nas proximidades da loja Havan, e na Rua São Bento (Rua 3) e esquinas das Avenidas José Bonifácio e Espanha; no entorno do Assaí Atacadista.

Ainda de acordo com o Infosiga-SP, quando classificado quem foram as vítimas fatais, o levantamento aponta que, no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2023, foram 3 condutores de veículos ano passado ante a 1 condutor neste ano, o equivalente a uma queda de 67%; 5 motociclistas ou caronas de motociclistas ano passado e 2 neste ano, uma redução de 60%; 3 pedestres ano passado e 2 neste ano; redução de 33%. Somente entre os ciclistas houve aumento, de zero em 2022 para 1 vítima fatal em 2023.

O Infosiga-SP é um banco de dados que reúne informações sobre acidentes em 645 municípios do Estado de São Paulo, mensalmente, por meio de diversas fontes, como Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Redação

Sair da versão mobile