Araraquara registrou queda de 37,5% nas mortes por acidentes de trânsito no ano de 2020 em relação a 2019. Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga).
De acordo com o Infosiga, 24 pessoas perderam a vida nas vias sob jurisdição do Município em 2019. Em 2020, foram 15 óbitos.
O número de acidentes fatais de trânsito também caiu. Passou de 26 em 2019 para 12 no ano passado, uma redução de 53,8%.
Os acidentes de trânsito não fatais também tiveram queda, indo de 1.402 registros em 2019 para 896 em 2020, número 14% menor de um ano para outro.
Para o coordenador de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Nilson Carneiro, a queda do número de acidentes e mortes no trânsito em Araraquara é reflexo das medidas de isolamento social e a consequente redução de veículos em circulação, bem como de uma série de ações implementadas pelo Governo Municipal. “As ações englobam realização de campanhas educativas e medidas de engenharia de tráfego, como reforço da sinalização, implantação de lombofaixas e modernização dos semáforos. Foram mais de R$ 10 milhões investidos nessas ações, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito”, explica.
O secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, ressalta a importância do desenvolvimento e intensificação das ações de fiscalização de trânsito por meio de uma série de investimentos no setor. “Esses investimentos incluem a contratação de 18 novos agentes de fiscalização de trânsito, além da aquisição de veículos e equipamentos, totalizando mais de R$ 350 mil aplicados nos últimos anos”, pontua.