Araraquara registrou nesta segunda-feira, dia 5 de outubro, mais 36 casos de Coronavírus. Portanto, agora, são 4.633 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 209 permanecem em quarentena e 4.375 já saíram. Aguardam resultado de exames 134 amostras.
Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 42 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 33 confirmados. E 8 estão na UTI – 1 suspeitos e 7 confirmados. Do total de 50 internados, 43 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 43% de leitos de enfermaria e 14% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 22% na UTI. No HEAB, Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 100% na enfermaria e de 70% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 17 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 49 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de uma mulher de 47 anos, com comorbidades, que estava internada em hospital particular desde 16 de setembro.
E 3 óbitos suspeitos estão sendo investigados.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Ampliação dos testes de covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde continua com aplicando os testes sorológicos gratuitos para Coronavírus no Terminal Central de Integração e na Praça Santa Cruz. Estão sendo feitas coletas de amostras para exames de segunda a sexta-feira, das 7 às 8h30, com distribuição de 75 senhas diária em cada um dos postos.
De acordo com a balanço, na primeira semana de testagem, de 28 de setembro a 2 de outubro, 904 testes foram realizados e, destes, 33 foram positivados. Foram 13 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a Covid-19; 11 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 9 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.
A testagem em massa continua nesta semana, nos mesmos postos de coleta. A medida também faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento da Covid-19.