Início Araraquara Araraquara terá transporte coletivo gratuito no domingo (30), 2º turno das eleições

Araraquara terá transporte coletivo gratuito no domingo (30), 2º turno das eleições

Assim como no 1o turno, a gratuidade atende recomendação do STF e da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Em favor da democracia e em consonância com o Supremo Tribunal Federal (STF), a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, vai conceder transporte público neste domingo, dia 30 de outubro, no segundo turno das eleições, visando a garantia constitucional do direito ao voto. A medida também foi adotada no 1o turno das eleições, no último dia 2 de outubro.

De acordo com o decreto municipal no 13.029, de 20 de outubro de 2022, que estabelece a isenção da tarifa no dia 30 de outubro, a medida segue recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF), em recente decisão da Medida Cautelar ADPF 1013 MC/DF, publicada em 29 de setembro de 2022, e também recomendação expedida pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo, para que “o Poder Executivo Municipal adote medidas necessárias à concessão de isenção tarifária aos passageiros do transporte público municipal nos dias de eleições, de modo a conferir concretude à soberania popular, nos exatos termos do artigo 14 da Constituição Federal”.

Portanto, no domingo, dia 30, o transporte público coletivo de Araraquara será gratuito das 6 às 19 horas.

A programação dos horários seguirá a frequência compatível com aquela de dias úteis e também terá horários especiais e de reforço para atender a demanda do transporte público deste domingo.

Os horários devem ser consultados do site www.ctaonline.com.brwww.novocardararaquara.com.br, ou no 0800 778 9696, ou no whatsApp (16) 3303-7277 e pelos aplicativos de localização SEUONIBUS e de consulta HORABUS.

Em Araraquara, o transporte público também é totalmente gratuito no Dia do Trabalhador (1º de maio) e no aniversário da cidade (22 de agosto). A medida sempre foi garantida nos governos do prefeito Edinho, de 2001 a 2008 e a partir de 2017.

Redação

Sair da versão mobile