Na manhã desta segunda-feira (24), os alunos da disciplina “Itinerário Formativo de Conservação e Preservação do Patrimônio material e imaterial”, do Ensino Médio, da Escola Estadual Bento de Abreu, visitaram o Arquivo Público Histórico Professor Rodolfo Telarolli, o MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari e o Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria. A programação faz parte do educativo realizado pela Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico.
A visita, com apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, teve a intenção de apresentar lugares da cidade, próprios municipais, referências para pesquisas de diversos tipos de profissionais, principalmente na área do “patrimônio histórico”.
A professora dos alunos, Rafaella Pucca, conta que a atividade “no Arquivo Histórico for ímpar”. Segundo ela, os profissionais do Arquivo realizaram uma apresentação “muito bem preparada”. A parte geral de apresentação dos documentos foi feita por Patrícia Loschiavo e Marcus Braga e o acervo discográfico e as fotografias antigas do MIS apresentados por Roberto Fiori.
“Eles separaram documentos e fotos especialmente para este momento, tais como: processo crime dos Britos, ata de fundação da cidade, jornais impressos em cetim, certidões antigas e revistas locais do século passado. Ainda, no Museu Voluntários da Pátria, tivemos a oportunidade de observar o acervo permanente e a ocupação do artista plástico/artesão Mestre Jorge. Um dia muito significativo”, destacou Rafaella.
Marcus Braga conta que a visita dos alunos ao Arquivo e ao MIS foi uma oportunidade de contato com alguns materiais preciosos que compõem os acervos. “Acredito que saber dos modos de vida, dos métodos de organização social e até mesmo da paisagem de épocas anteriores à essa em que vivemos prepara a atenção dos alunos para o cuidado com o patrimônio enquanto entrega elementos essenciais para o cultivo de uma imaginação cada vez mais complexa a respeito da nossa cidade e do povo que vive nela.”
Os 12 alunos participantes aproveitaram a visita e se comprometeram a convidar outros estudantes para conhecer nossos equipamentos públicos de patrimônio histórico. Vale lembrar que as visitas podem ser agendadas nos próprios espaços por outros grupos e instituições escolares.