Após receber reclamações de moradores do Assentamento Bela Vista do Chibarro sobre os impactos da paralisação do uso da máquina patrol (motoniveladora), o Presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), enviou o Requerimento nº 418/2025 à Prefeitura, solicitando informações sobre a situação.
No documento, o parlamentar destaca que a máquina foi adquirida por meio de emenda parlamentar no Orçamento Participativo (OP), com a finalidade de construir curvas de contenção de água, carreadores, estradas e aceiros no assentamento, visando a combater incêndios e promover a melhoria da infraestrutura local. “A paralisação da máquina tem comprometido a efetividade dessas ações, impactando diretamente a qualidade de vida dos moradores”, destaca Angeli.
Por isso, o vereador questiona o motivo para a máquina não estar operando, quais medidas serão tomadas para solucionar o problema, quais são os critérios utilizados para definir as prioridades de uso da máquina patrol no assentamento e como a comunidade local é envolvida nesse processo de tomada de decisão.
Além disso, Angeli pergunta se existe um plano de ação para adequar o uso da máquina ao projeto inicial e, em caso afirmativo, qual é o cronograma de execução, bem como de que forma a administração municipal pretende garantir a segurança, o acesso adequado às estradas e a proteção da comunidade contra incêndios e outros riscos associados à falta de manutenção devido à paralisação da máquina. O vereador também indaga quais alternativas emergenciais estão sendo implementadas enquanto a situação não é normalizada.
“É necessário adequar o uso da máquina às necessidades específicas da comunidade do assentamento, garantindo que os recursos públicos sejam utilizados de forma eficiente, eficaz e transparente, com o objetivo de atender às demandas prioritárias da população”, conclui o vereador Rafael de Angeli.