O atleta Jordi José da Silva Alves é morador de Araraquara e, aos 29 anos, foi convocado para representar o Brasil na modalidade futebol de campo nas Surdolimpíadas 2025 na cidade de Tóquio, no Japão. As competições do maior evento do calendário esportivo mundial voltado exclusivamente para surdoatletas ocorrerão de 15 a 26 de novembro. No entanto, a participação de Jordi no torneio tem um custo estimado de 30 mil reais, e o atleta precisa obter essa quantia por conta própria. Para tanto, ele iniciou uma campanha online, enquanto mantém viva a esperança de conseguir patrocínio. O dinheiro será usado para pagar passagens aéreas, hospedagem, alimentação, uniformes e outros custos operacionais.
Devido à gravidez da esposa, Jordi não conseguiu participar dos Jogos Pan-Americanos de Surdos de 2024, realizados em Canoas (RS), e perdeu o direito ao Bolsa Atleta. O jogador é filiado à Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), mas a entidade não dispõe de recursos financeiros para custear as viagens para as competições.
O atleta realiza desde julho deste ano sua preparação física nas instalações da Fundesport, onde encontra um espaço para treinar e conta com o acompanhamento de preparadores físicos. O diretor executivo de Projetos Esportivos da Fundesport, Cássio Mascarenhas, ressalta a visibilidade que o esporte para surdos ganhará com a ida de Jordi às Surdolimpíadas. “A convocação do atleta Jordi representa mais um marco para a evolução do esporte paralímpico no município, em especial, para os deficientes auditivos. Estamos fazendo com ele um trabalho de preparação física, principalmente de resistência, força e potência, visando aprimorar a capacidade dele para suportar as demandas físicas dos jogos, assim como para melhorar a capacidade de recuperação muscular e orgânica aos jogos sucessivos, uma vez que a competição tende a ser bastante exigente e desgastante, em função da sequência de jogos”. Mascarenhas também reafirma a importância da vaquinha. “Para efetivar a participação na competição, há a necessidade de contribuição da população, para que o Jordi consiga arrecadar o valor necessário. Toda ajuda é muitíssimo bem-vinda!”, afirma.
Para contribuir com a vaquinha de Jordi, acesse o link abaixo e clique no botão “Quero Ajudar”. A plataforma aceita cartão de crédito e pix.