A celebração da Independência do Brasil será marcada por ato cívico, neste feriado do dia 7 de setembro, a partir das 8h30, na sede do Tiro de Guerra de Araraquara (TGA), reunindo autoridades civis e militares, entre elas representantes Guarda Civil Municipal (GCM), do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Tiro de Guerra e Corpo de Bombeiros. Neste ano, a independência do Brasil completa 202 anos.
A Independência foi o processo histórico de separação entre Brasil e Portugal que se deu em 7 de setembro de 1822, tendo como ponto de partida a chegada da corte portuguesa ao Brasil em 1808. Com a independência, o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal e passou a ser uma nação independente. A Lei Federal nº 662, de 6 de abril de 1949, declarou feriado nacional o Dia da Independência.
O prefeito Edinho estará presente no evento. Ele é presidente da Junta de Serviço Militar e diretor do Tiro de Guerra de Araraquara, um dos mais antigos em atividade no País, em atividade desde 1911.
O TGA é parceiro da Prefeitura em diversas ações, entre elas campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos.
O evento, que é aberto ao público em geral, será realizado na sede do Tiro de Guerra de Araraquara (TGA), localizado na Rua Ceará, 1588, na Vila Xavier.