Início Araraquara Audiência Pública na Câmara irá debater sobre saúde mental e doenças no...

Audiência Pública na Câmara irá debater sobre saúde mental e doenças no trabalho

Discussão foi proposta pela vereadora Fabi Virgílio (PT) e será transmitida ao vivo pela TV Câmara nesta segunda-feira (10), a partir das 18h30

A Câmara Municipal realiza, nesta segunda-feira (10), às 18h30, a Audiência Pública “Capitalismo e Saúde Mental: até quando vamos adoecer pelo trabalho?”, de iniciativa da vereadora Fabi Virgílio (PT).

“O debate tem como objetivo discutir como o sistema capitalista e a lógica da produtividade excessiva têm impactado a saúde mental dos trabalhadores, gerando o aumento de casos de ansiedade, depressão e síndrome de Burnout”, afirma a parlamentar.

A iniciativa integra as ações de conscientização previstas na Lei Municipal nº 7.373/2010, que instituiu em Araraquara a “Campanha Municipal de Combate e Conscientização à Síndrome de Burnout”.

De acordo com Fabi, o encontro busca também promover uma reflexão coletiva sobre o esgotamento emocional causado pelas relações de trabalho e construir, de forma conjunta, alternativas que priorizem o cuidado, o equilíbrio e a dignidade humana.

Entre os convidados para o debate estão os psicólogos Bruno Chapadeiro Ribeiro e Andreza Bolato, a idealizadora do movimento (RE)Conecte-se, Marcela Reis Gatti, representantes da OAB Araraquara, Uniara, Unesp, Fara, Unip, UFSCar, Sesc e Senac Araraquara, além de integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, do SESMT, e das secretarias municipais de Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, e Desenvolvimento Social.

Também foram convidados os deputados federais Tabata Amaral e Pedro Campos, as deputadas estaduais Márcia Lia e Thainara Faria, o vereador Rick Azevedo, fundador do Movimento VAT, e representantes da Frente Parlamentar Mista para a Promoção da Saúde Mental.

Como acompanhar

A Audiência Pública será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e também pelo YouTube e pela página do Facebook da Casa de Leis.

Sair da versão mobile