Início Araraquara AZ Basquete Araraquara faz primeiro jogo em casa pelo Campeonato Brasileiro

AZ Basquete Araraquara faz primeiro jogo em casa pelo Campeonato Brasileiro

Equipe araraquarense busca reabilitação contra o Vitória-BA no Ginásio do Sesi

Nesta terça-feira (7), às 19h, o Ginásio do Sesi, na Vila Xavier, receberá o primeiro jogo do AZ Araraquara em casa pelo Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que disponibiliza duas vagas para o Novo Basquete Brasil (NBB), que reúne a elite da modalidade no país. O time araraquarense enfrentará o Vitória-BA pela segunda rodada, com entrada gratuita para o público.

Esse será o segundo jogo da equipe que estreou no último sábado (4), quando acabou derrotada pelo Basket Osasco pelo placar de 81 a 70 no Ginásio Geodesico, casa do adversário. Os destaques do time araraquarense foram o ala Rafael Stábile, que marcou 17 pontos, e o pivô Lucão, que pegou sete rebotes. O MVP do jogo foi Emanuel, do time da casa, com 19 pontos e nove rebotes. Delaqua anotou outros 20 e Paulinho Boracini fez mais 20 para o Osasco.

O técnico araraquarense Fábio Appolinário lamentou o resultado, mas prevê evolução. “A primeira impressão não foi da maneira que esperávamos, da maneira que nos preparamos. Estreamos com uma derrota em Osasco, onde a equipe do Osasco foi superior em todos os quesitos do jogo e teve total mérito para sair com a vitória. Temos que ter a humildade de reconhecer quando o adversário é superior. Agora a nossa equipe tem um treino nesta segunda para fazer os ajustes necessários para nosso próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro”, comentou.

O treinador falou também sobre a importância do apoio da torcida. “É de fundamental importância para nós a presença do torcedor nesse primeiro jogo em casa. Com certeza a equipe vai se portar de uma maneira diferente do que foi na estreia. Precisamos corrigir algumas coisas, alinhar outras coisas que não deram certo em Osasco, mas não tenho dúvidas de que começaremos nossa trajetória rumo aos nossos objetivos no Campeonato Brasileiro nessa estreia em casa contra a equipe do Vitória”, assegurou.

O Campeonato Brasileiro 2023 conta com dez equipes. Além do AZ Araraquara, o torneio de fomento ao alto rendimento contará com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.

Pelo novo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, com as quatro primeiras se classificando para o playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º contra 4º e 2º contra 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha. Uma das conferências tem Basket Osasco-SP, AZ Araraquara, Brusque-SC, Blumenau-SC e Vitória-BA. Já a outra conta com Liga Sorocabana-SP, Basquete Santos-SP, Basquete Pinda-SP, Praia Clube-MG e Cruzeiro Basquete-MG.

Vale lembrar que o AZ Araraquara participou de quatro competições em 2022, que foi sua primeira temporada, e obteve resultados expressivos: foi o quarto colocado do Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), vice-campeão da Copa São Paulo de Basquete, campeão dos Jogos Regionais, campeão dos Jogos Abertos do Interior e disputou o Campeonato Paulista da Divisão Especial, onde foi eliminado na segunda fase.

O AZ Araraquara foi lançado oficialmente em janeiro do ano passado pela Prefeitura de Araraquara, através da Fundesport, e com uma parceria com a AZ Colégio e Cursos, rede educacional com sede em Ribeirão Preto e mais de 350 escolas espalhadas pelo Brasil. Outras empresas apoiadoras são Unimed, Gigapixel, Upway CRM, Empório do Corpo, Multifisio e Restaurante Alto Uruguai.

Na próxima rodada, o AZ Araraquara enfrentará o APAB Blumenau-SC, em jogo marcado para domingo (12), às 16h, na casa do adversário. A tabela completa e o regulamento da competição podem ser conferidos no site da CBB (www.cbb.com.br).

Redação

Sair da versão mobile