O AZ Basquete Araraquara, que foi montado no final de 2021 e lançado oficialmente em janeiro de 2022, chegou à marca de dez vitórias em dez jogos realizados desde a sua fundação. A marca de 100% de aproveitamento foi confirmada no último sábado (12), quando a equipe fez o seu primeiro jogo oficial em casa e superou o Grupo BT/Clube de Campo Tatuí por 83 a 77, em partida válida pela segunda rodada da Copa São Paulo.
Dessa vez, o time do técnico Fábio Appolinário encontrou pela frente um oponente determinado a quebrar a invencibilidade araraquarense e a partida foi para o intervalo com vitória da agremiação visitante pelo placar de 44 a 41. No segundo tempo, o AZ Araraquara virou o marcador para fechar a vitória. Os destaques da partida foram o pivô Pajé, com 18 pontos, e o ala Gustavo Scaglia, com 15.
Appolinário falou sobre as dificuldades do jogo e aprovou o comportamento de seus comandados. “Foi uma vitória importante, sobre um adversário muito duro, que dificultou muito o jogo para nós. Eles tiveram um aproveitamento nas bolas de três pontos totalmente fora da média e isso dificultou muito para nós. Mas a equipe soube se fortalecer nos minutos finais diante da nossa torcida, que encheu o ginásio e foi um diferencial para nós. Fico muito feliz com a vitória e com os ajustes que fizemos durante a partida. Como um todo, a equipe não atuou tão bem como nos jogos anteriores, mas conseguimos essa força nos momentos decisivos”, avaliou.
O time araraquarense iniciou sua história com duas vitórias em amistosos realizados em janeiro no Ginásio do Sesi, onde venceu o Praia Clube de Uberlândia-MG e o Vindicated Sports dos Estados Unidos. Em fevereiro, a equipe foi até Santa Catarina para disputar o primeiro turno do Campeonato Brasileiro, onde somou seis vitórias consecutivas sobre Flamengo Blumenau, Liga Sorocabana, Coritiba Monster/Thalia-PR, Grupo BT/Clube de Campo Tatuí, ADRM/Maringá e Brusque/FME/Aradefe.
O AZ Araraquara disputará agora duas competições simultâneas. Pela Copa São Paulo, o AZ Araraquara joga no dia 27 de março, às 16h, contra o XV de Piracicaba no Ginásio do Sesi Araraquara.
Antes disso, a equipe viaja nesta segunda-feira (14) para o Sul, onde volta a jogar nesta terça-feira (15), às 19h30, contra o Flamengo Blumenau no Ginásio Galegão, em Blumenau-SC, pela abertura do returno do Campeonato Brasileiro de Basquete, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e que serve como uma divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), maior campeonato da modalidade no país.
O treinador se mostra confiante com a sequência que terá pela frente. “Agora vamos virar a chave e voltar o foco novamente para o Brasileiro. Entendemos que o desafio será ainda maior pela campanha que a equipe vem fazendo, ainda invicta. Hoje o time a ser batido na nossa chave é o AZ Araraquara. Estamos cientes e nos preparando para esse desafio. Como aumentam os desafios, aumenta a responsabilidade e esse time é muito responsável, vem treinando muito forte, vem com muita confiança e eu acredito que vamos conseguir fazer um bom returno desse Campeonato Brasileiro”, assegurou Fábio.