Início Araraquara Biblioteca “Mário de Andrade” recebe o Simpósio do Dia Nacional dos Surdos

Biblioteca “Mário de Andrade” recebe o Simpósio do Dia Nacional dos Surdos

Atividade marcada para segunda (25) e terça-feira (26) visa desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade

A Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729, Centro) recebe nesta segunda (25) e terça-feira (26) o 1º Simpósio do Dia Nacional dos Surdos, atividade que visa marcar o Dia Nacional dos Surdos, comemorado anualmente em 26 de setembro, com o principal objetivo de desenvolver a reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

A atividade é promovida pela Prefeitura de Araraquara por meio da Escola de Governo, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Coordenadoria de Direitos Humanos e Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.

A data de 26 de setembro foi oficializada como Dia Nacional dos Surdos através do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. A escolha é uma homenagem à criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

O propósito

O evento tem como principal objetivo criar um espaço de troca de conhecimento, informações e experiências relevantes para a comunidade surda. “O simpósio visa promover a conscientização sobre as questões e desafios enfrentados pela comunidade surda, destacando suas necessidades e direitos, além de compartilhar conhecimentos e boas práticas relacionadas à educação inclusiva e acessível para surdos, incluindo metodologias, recursos e tecnologias”, comentou o assessor de Políticas para Pessoas com Deficiência, Fernando Supesche.

A ação também permitirá que surdos, suas famílias e profissionais da área compartilhem suas experiências pessoais e profissionais, inspirando e fortalecendo a comunidade. Além disso, o simpósio visa capacitar os surdos ao fornecer informações que os ajudem a tomar decisões informadas e a se tornarem defensores de seus próprios direitos, como a formação de uma associação para surdos na cidade. “O evento também tem o objetivo de criar oportunidades para que a comunidade surda se reúna, socialize e fortaleça laços com outros membros da comunidade, bem como com profissionais e especialistas da área. Por fim, ressalto que este será o primeiro evento na cidade voltado para esse público que tanto anseia por políticas públicas para melhorias no convívio com toda a sociedade”, completou Fernando.

Palestra no dia 25

Na segunda-feira, 25 de setembro, das 18h30 às 21h, será realizado o encontro “Mãos que falam, olhos que ouvem”, com os palestrantes João Fernando Ramazzine (professor no Senac de Jaú e suplente de vereador), Felipe Ceresine Caporal (multiatleta nas modalidades handebol e basquete), Fernanda Ceresine Caporal (fisioterapeuta e jogadora de handebol pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Silvio Caporal Júnior (professor e coordenador de Esportes da escola Liceu Albert Sabin, de Ribeirão Preto), Cássia Maria Canato (gerente de Educação Especial da Secretaria Municipal da Educação de Araraquara), Ana Carolina Fernandes Leão (gerente de Parcerias da Secretaria de Planejamento e Finanças da Prefeitura de Araraquara) e Luiz Armando Garlippe (gerente de Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara).

Show no dia 26

No dia 26, terça-feira, o simpósio será encerrado com um show da dupla DueLibras, marcado para acontecer das 19h30 às 21h. A DueLibras é a primeira dupla musical em Libras do Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos no Youtube e mais de 3 milhões no Instagram. A dupla canta e interpreta em Libras as músicas mais tocadas pelo país com um repertório variado.

O simpósio tem participação gratuita para o público, porém as vagas são limitadas, por isso é preciso garantir a inscrição até segunda-feira pelo link https://forms.gle/uR722a51fkfRx8Js8.

Redação

Sair da versão mobile