Nesta semana, a FliSolzinha – programação infantil da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol) – mais uma vez promove encontros que buscam aproximar crianças e livros, incentivando desde cedo o gosto pela leitura e a valorização dos espaços públicos de cultura. Nesta terça (7) a atividade será realizada na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e na quinta-feira (9) no Sesc Araraquara.
Na Biblioteca, a atividade apresenta visita guiada aos espaços da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, além da contação de histórias com a atriz Nerita Pio. A programação conta com duas sessões, às 8h e às 13h, criando oportunidade para os alunos participantes explorarem o universo da biblioteca, reconhecendo o espaço como um lugar de encantamento, descobertas, pertencimento e formação cultural.
Durante a vivência, as crianças emergem no universo da literatura com a contadora de histórias Nerita Pio que, em uma narrativa sensível e criativa, especialmente pensada para o público infantil, apresenta a obra “Chupim”, do premiado autor Itamar Vieira Junior, homenageado da FliSol 2025.
Já no Teatro do Sesc Araraquara, as apresentações acontecem às 8h e também 14h, proporcionando às crianças um encontro poético com a literatura, a música e o imaginário. Nesta mediação interpretativa da obra infantil “Chupim”, especialmente dedicada às crianças do 2º ano da rede pública municipal, a leitura dramatizada ganha vida nas vozes e nos corpos das atrizes Larissa Mariano e Eduarda Laurindo, e se enriquece com a trilha sonora tocada ao vivo na sanfona por Rodrigo Risso. Juntos, os artistas transformam a história do pequeno Chupin – um pássaro em busca de pertencimento – em uma experiência sensível, divertida e cheia de encantamento.
Primeiro livro para as infâncias de Itamar Vieira Junior, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, “Chupim” apresenta uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou “Torto Arado” como um dos grandes romances da atual literatura brasileira. Entre realidade e sonho, Itamar sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo. Assim, a história retrata o trabalho no campo e as desigualdades sociais e traduz o universo do campo brasileiro.
Realizada pelo Ministério da Cultura e Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.
Biblioteca Municipal e Sesc Araraquara recebem FliSolzinha nesta semana (dias 7 e 9)
Atividade da FliSolzinha é destinada às crianças da rede pública municipal e busca aproximar crianças e livros