Início Araraquara Boletim de Conjuntura Econômica analisa o mercado de trabalho nos 26 municípios...

Boletim de Conjuntura Econômica analisa o mercado de trabalho nos 26 municípios da Região Central

A Região Administrativa Central apresentou um saldo de 3.219 novos postos de trabalho, resultado da diferença entre admissões e demissões na região

2º Boletim de Conjuntura Econômica: mercado de trabalho analisa de forma detalhada o comportamento do mercado de trabalho formal ao longo do primeiro trimestre de 2023 dos 26 municípios da Região Administrativa Central. Trata-se de uma publicação eletrônica do grupo PET Economia do Departamento de Economia da FCLAr/UNESP, que é formado por alunos do Curso de Ciências Econômicas, sob tutoria da Profa. Dra. Suzana Cristina Fernandes de Paiva, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação/PROGRAD/UNESP.

O Boletim engloba 26 municípios: Araraquara, São Carlos, Matão, Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Ernestina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju. A região possui um total de 1.023.392 de habitantes distribuídos em 11.093,32 km2.

A Região Administrativa Central apresentou um saldo de 3.219 novos postos de trabalho, resultado da diferença entre admissões e demissões na região. Um resultado inferior se comparado ao mesmo período do ano de 2022, quando a região gerou 4.199 postos de trabalho, segundo o Novo Caged (dados ajustados).

É importante destacar que houve uma redução de 23% na geração de novos empregos na região, quando comparado ao primeiro semestre de 2022, o que implica numa desaceleração maior do que a verificada no conjunto dos municípios do Estado de São Paulo.

O Boletim tem periodicidade trimestral e analisa os principais indicadores do mercado de trabalho dos municípios, com a finalidade de identificar e apontar, com linguagem simples e acessível, os movimentos da dinâmica econômica municipal e regional, a partir de análises conjunturais e da construção de indicadores. A base de dados utilizada é a do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Novo CAGED -, derivado do cumprimento de obrigação trabalhista definida pela Lei nº 4.923/1965.

Redação

Sair da versão mobile